MUITAS CRÍTICAS AO ENSINO TRADICIONAL REFEREM-SE À AÇÃO PASSIVA DO APRENDIZ QUE FREQUENTEMENTE É TRATADO COMO MERO OUVINTE DAS INFORMAÇÕES QUE O PROFESSOR EXPÕE. TAIS INFORMAÇÕES, QUASE SEMPRE, NÃO SE RELACIONAM AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS ESTUDANTES CONSTRUÍRAM AO LONGO DE SUA VIDA. PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE O ENSINO DE QUÍMICA GERALMENTE VEM SENDO ESTRUTURADO EM TORNO DE ATIVIDADES QUE LEVAM À MEMORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES. EXPERIMENTAÇÃO É UMA PARTE DA ESTATÍSTICA PROBABILÍSTICA QUE ESTUDA O PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, COLETA DOS DADOS, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DOS EXPERIMENTOS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA, ESTABELECENDO UMA MELHOR QUALIDADE DE ENSINO DESTA DISCIPLINA, TORNANDO MAIS SIMPLES A RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO TEÓRICO E COM O COTIDIANO, E MOSTRAR A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS SEM A PRESENÇA DE LABORATÓRIOS FÍSICOS. A PESQUISA SERÁ INICIADA NO IFPB – CAMPUS CAMPINA GRANDE. INICIALMENTE SERÁ REALIZADO PESQUISAS NA LITERATURA CIENTIFICA PARA ENCONTRAR MÉTODOS ALTERNATIVOS, DE TAL FORMA ADQUIRIR UMA BASE TEÓRICA PARA POSTERIORMENTE MINISTRAR O CONTEÚDO. A PARTIR DE TAL ESTUDO DEVE-SE TESTAR OS MÉTODOS DAS ATIVIDADES QUE POSSIVELMENTE IRÁ SER REALIZADO COM OS DISCENTES PARTICIPANTES, PARA QUE ASSIM SEJA LEVADO PRÁTICAS COM COMPROVADA EFICACIA PARA SALA DE AULA, JUNTO COM UM EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO. ESPERA-SE ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS E FAZER REALIZAÇÃO DE UMA NOVA METODOLOGIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DA PARAÍBA, ATENDENDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA OBTENÇÃO DE UM MAIOR NÍVEL APRENDIZADO DO CONTEÚDO MINISTRADO.