O trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma avaliação sobre o desempenho do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo é preparar alunos dos cursos de licenciaturas na docência. Oito bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Ceará, vinculados ao referido Programa, desenvolveram diversas atividades de leitura e escrita nas salas do Segundo ao Quarto ano do Ensino Fundamental da Escola de E.I e E.F. Simão Barbosa, localizada no sitio São Francisco, distrito de Meruoca-CE, durante a vigência (2010-2012) do subprojeto do curso de Pedagogia, aprovado pelo Edital 02/2009 CAPES/DEB. Nesse sentido, no intuito de avaliar este subprojeto, foi realizada uma pesquisa envolvendo entrevistas com o núcleo gestor da escola e com uma professora e uma roda de conversas com os alunos. Os sujeitos da pesquisa destacaram que as ações dos bolsistas foram muito importantes para a escola, levando a perceber a importância da participação do aluno universitário na escola, que contribui tanto para a sua formação quanto para a formação de professores em exercício e para a aprendizagem dos alunos.