Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A PRESENÇA DA POESIA POPULAR NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM O CORDEL NO ENSINO MÉDIO

0 of 0
"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 618 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 585 "titulo" => "A PRESENÇA DA POESIA POPULAR NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM O CORDEL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho tem como interesse central refletir sobre uma experiência de leitura com os poemas populares do cordelista potiguar Antônio Francisco, buscando perceber a recepção destes textos pelos alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Assu/RN. Nesse sentido procurou-se responder a duas questões fundamentais: A literatura popular é trabalhada na escola? Existe familiaridade dos alunos com o texto literário popular? Os dados desta pesquisa apontam para ausência e escolarização inadequada da literatura, incluindo o desconhecimento do gênero cordel, uma vez que as concepções que os alunos exteriorizam não parecem partir de saberes construídos ao longo da vida escolar. Constatou-se que o caminho necessário para se formar leitores proficientes do texto literário popular, passa por proporcionar o encontro do leitor com o texto, no qual aquele que lê possa deixar aflorar seu universo imaginário.O presente trabalho tem como interesse central refletir sobre uma experiência de leitura com os poemas populares do cordelista potiguar Antônio Fran" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "a7dabde1d33b34abfd426eac488892c4_585_245_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE NUNES BARBALHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALINE NUNES" "autor_email" => "allinnenunness@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 618 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 585 "titulo" => "A PRESENÇA DA POESIA POPULAR NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM O CORDEL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho tem como interesse central refletir sobre uma experiência de leitura com os poemas populares do cordelista potiguar Antônio Francisco, buscando perceber a recepção destes textos pelos alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Assu/RN. Nesse sentido procurou-se responder a duas questões fundamentais: A literatura popular é trabalhada na escola? Existe familiaridade dos alunos com o texto literário popular? Os dados desta pesquisa apontam para ausência e escolarização inadequada da literatura, incluindo o desconhecimento do gênero cordel, uma vez que as concepções que os alunos exteriorizam não parecem partir de saberes construídos ao longo da vida escolar. Constatou-se que o caminho necessário para se formar leitores proficientes do texto literário popular, passa por proporcionar o encontro do leitor com o texto, no qual aquele que lê possa deixar aflorar seu universo imaginário.O presente trabalho tem como interesse central refletir sobre uma experiência de leitura com os poemas populares do cordelista potiguar Antônio Fran" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "a7dabde1d33b34abfd426eac488892c4_585_245_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE NUNES BARBALHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALINE NUNES" "autor_email" => "allinnenunness@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

O presente trabalho tem como interesse central refletir sobre uma experiência de leitura com os poemas populares do cordelista potiguar Antônio Francisco, buscando perceber a recepção destes textos pelos alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Assu/RN. Nesse sentido procurou-se responder a duas questões fundamentais: A literatura popular é trabalhada na escola? Existe familiaridade dos alunos com o texto literário popular? Os dados desta pesquisa apontam para ausência e escolarização inadequada da literatura, incluindo o desconhecimento do gênero cordel, uma vez que as concepções que os alunos exteriorizam não parecem partir de saberes construídos ao longo da vida escolar. Constatou-se que o caminho necessário para se formar leitores proficientes do texto literário popular, passa por proporcionar o encontro do leitor com o texto, no qual aquele que lê possa deixar aflorar seu universo imaginário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.