Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

NOVOS ARES DE LIBERDADE EM "SEM ASAS PORÉM" E "UM CANTAR DE MAR E VENTO" DE MARINA COLASANTI: PERFIS FEMININOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL CONTEMPORÂNEA

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTOJUVENIL, CONTOS DE FADAS, FEMINISMO Comunicação Oral (CO) GT-15: Literatura e estudos de gênero: Reflexões de (e para) a sala de aula
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6035
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 34
    "titulo" => "NOVOS ARES DE LIBERDADE EM "SEM ASAS PORÉM" E "UM CANTAR DE MAR E VENTO" DE MARINA COLASANTI: PERFIS FEMININOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL CONTEMPORÂNEA"
    "resumo" => "As origens da literatura infantil repercutem de forma decisiva nas obras atuais. Porém mesmo apresentando um retorno às origens dos contos infantis, as narrativas de Marina Colasanti apresentam uma estrutura peculiar: reúnem o viés estético, literário e mágico ao mesmo tempo em que permitem um formação humanística e crítica em relação aos embates ideológicos que se apresentam na sociedade atual. A fim de investigar a tessitura narrativa que confirmam essas características, analisaremos as configurações literárias em dois contos da autora: "Sem asas porém" e "Um cantar de mar e vento", à luz dos estudos críticos que embasam a teoria sobre a construção da narrativa infantojuvenil e a crítica feminista. Sobretudo, a maneira como Colasanti contribui para uma atualização dos contos de fadas ao mesmo tempo em que dialoga com questões pós-modernas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15: Literatura e estudos de gênero: Reflexões de (e para) a sala de aula"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTOJUVENIL, CONTOS DE FADAS, FEMINISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_23_04_21_idinscrito_34_86b8bf6c3940a7b96b0f31672dc318a5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA MARIA ROSA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA SOARES"
    "autor_email" => "lm.soares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6035
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 34
    "titulo" => "NOVOS ARES DE LIBERDADE EM "SEM ASAS PORÉM" E "UM CANTAR DE MAR E VENTO" DE MARINA COLASANTI: PERFIS FEMININOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL CONTEMPORÂNEA"
    "resumo" => "As origens da literatura infantil repercutem de forma decisiva nas obras atuais. Porém mesmo apresentando um retorno às origens dos contos infantis, as narrativas de Marina Colasanti apresentam uma estrutura peculiar: reúnem o viés estético, literário e mágico ao mesmo tempo em que permitem um formação humanística e crítica em relação aos embates ideológicos que se apresentam na sociedade atual. A fim de investigar a tessitura narrativa que confirmam essas características, analisaremos as configurações literárias em dois contos da autora: "Sem asas porém" e "Um cantar de mar e vento", à luz dos estudos críticos que embasam a teoria sobre a construção da narrativa infantojuvenil e a crítica feminista. Sobretudo, a maneira como Colasanti contribui para uma atualização dos contos de fadas ao mesmo tempo em que dialoga com questões pós-modernas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15: Literatura e estudos de gênero: Reflexões de (e para) a sala de aula"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTOJUVENIL, CONTOS DE FADAS, FEMINISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_23_04_21_idinscrito_34_86b8bf6c3940a7b96b0f31672dc318a5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA MARIA ROSA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA SOARES"
    "autor_email" => "lm.soares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

As origens da literatura infantil repercutem de forma decisiva nas obras atuais. Porém mesmo apresentando um retorno às origens dos contos infantis, as narrativas de Marina Colasanti apresentam uma estrutura peculiar: reúnem o viés estético, literário e mágico ao mesmo tempo em que permitem um formação humanística e crítica em relação aos embates ideológicos que se apresentam na sociedade atual. A fim de investigar a tessitura narrativa que confirmam essas características, analisaremos as configurações literárias em dois contos da autora: "Sem asas porém" e "Um cantar de mar e vento", à luz dos estudos críticos que embasam a teoria sobre a construção da narrativa infantojuvenil e a crítica feminista. Sobretudo, a maneira como Colasanti contribui para uma atualização dos contos de fadas ao mesmo tempo em que dialoga com questões pós-modernas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.