Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM AULAS DE ELE: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS Comunicação Oral (CO) GT-10: Ensino e estudo de literaturas de língua espanhola
0 of 0
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6002 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM AULAS DE ELE: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Nesse trabalho examinaremos o ensino-aprendizagem de literatura infanto-juvenil nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), particularmente no âmbito de Línguas Estrangeiras para Crianças (LEC). Percebemos que no atual contexto se faz necessário refletir sobre a articulação entre o ensino de espanhol e da literatura através de atividades que estimulem a leitura, a criatividade e o raciocínio crítico nesta fase de aprendizagem. Nossa base teórica se fundamenta em Gouttemauer (2005), Alves (2013), Pinheiro-Mariz (2011), dentre outros. A partir da contribuição desses teóricos e de nossa experiência nesse nível de ensino refletiremos sobre a importância da leitura do texto literário nas aulas de ELE para crianças, apontando algumas possibilidades de trabalho com a literatura infanto-juvenil e a língua espanhola.Nesse trabalho examinaremos o ensino-aprendizagem de literatura infanto-juvenil nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), particularmente no âmbito de Lín" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Ensino e estudo de literaturas de língua espanhola" "palavra_chave" => "ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_18_04_37_idinscrito_1213_e53225d06934f63d955b41b0e60be564.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEYTE GABRIELLE MACENA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "KEYTE" "autor_email" => "gabrielle-kg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6002 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM AULAS DE ELE: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Nesse trabalho examinaremos o ensino-aprendizagem de literatura infanto-juvenil nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), particularmente no âmbito de Línguas Estrangeiras para Crianças (LEC). Percebemos que no atual contexto se faz necessário refletir sobre a articulação entre o ensino de espanhol e da literatura através de atividades que estimulem a leitura, a criatividade e o raciocínio crítico nesta fase de aprendizagem. Nossa base teórica se fundamenta em Gouttemauer (2005), Alves (2013), Pinheiro-Mariz (2011), dentre outros. A partir da contribuição desses teóricos e de nossa experiência nesse nível de ensino refletiremos sobre a importância da leitura do texto literário nas aulas de ELE para crianças, apontando algumas possibilidades de trabalho com a literatura infanto-juvenil e a língua espanhola.Nesse trabalho examinaremos o ensino-aprendizagem de literatura infanto-juvenil nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), particularmente no âmbito de Lín" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Ensino e estudo de literaturas de língua espanhola" "palavra_chave" => "ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_18_04_37_idinscrito_1213_e53225d06934f63d955b41b0e60be564.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEYTE GABRIELLE MACENA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "KEYTE" "autor_email" => "gabrielle-kg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Nesse trabalho examinaremos o ensino-aprendizagem de literatura infanto-juvenil nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), particularmente no âmbito de Línguas Estrangeiras para Crianças (LEC). Percebemos que no atual contexto se faz necessário refletir sobre a articulação entre o ensino de espanhol e da literatura através de atividades que estimulem a leitura, a criatividade e o raciocínio crítico nesta fase de aprendizagem. Nossa base teórica se fundamenta em Gouttemauer (2005), Alves (2013), Pinheiro-Mariz (2011), dentre outros. A partir da contribuição desses teóricos e de nossa experiência nesse nível de ensino refletiremos sobre a importância da leitura do texto literário nas aulas de ELE para crianças, apontando algumas possibilidades de trabalho com a literatura infanto-juvenil e a língua espanhola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.