A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS SABERES NECESSÁRIOS À UMA PRÁTICA REFLEXIVAAutora: Vânia Batista dos Santos. CFP/UFCG vaniabatista.santos@bol.com.br Co-autora: Luciana Bento da Silva. CFP/UFCG lucianabento_cz@hotmail.comRESUMO O presente estudo aborda reflexões sobre o processo formativo do pedagogo no momento atual, destacando as finalidades da formação acadêmica em Pedagogia em diferentes momentos históricos, suscitando ainda, discussões acerca dos saberes, habilidades e competências exigidas aos pedagogos no contexto atual. A importância atribuída aos autores estudados justifica-se pela amplitude e atualidade dos seus estudos, ao acreditarmos que suas contribuições teóricas oportunizam elementos teórico-metodológicos que podem promover mudanças na estruturação curricular dos Cursos de Pedagogia, e conseqüentemente, vislumbrar possibilidades de definição da identidade e valorização profissional dos pedagogos na sociedade atual. Procuramos estabelecer sintonia entre o pensamento desses estudiosos, a exemplo de Freire (1996), Libâneo (2001), Pimenta (2002), Nóvoa (1997), Gómez (1997), dentre outros que serão destacados no decorrer deste estudo, objetivando o aprofundamento das discussões acerca do processo formativo do pedagogo, defendendo o princípio dialético da ação-reflexão-ação como fundamento imprescindível na formação em questão. Apresentamos ainda, reflexões sobre um possível caminho que direcione um processo formativo baseada no desenvolvimento das dimensões político-pedagógica e científico-investigativa por parte dos profissionais da educação.Palavras-chave: Pedagogia – Formação - Saberes – Prática Reflexiva