RODRIGUES, Neuza Jorge. Audiolivro a bela acordada: uma ferramenta de inclusão. Anais V ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/5879>. Acesso em: 23/11/2024 19:30
O presente estudo focou o audiolivro como ferramenta de inclusão dos alunos com deficiência visual no Instituto dos Cegos em Campina Grande – PB. O método de pesquisa empregado é a pesquisa-ação, na qual procurou-se compreender, explorar, descrever e intervir no contexto real do uso do audiolivro A Bela Acordada de autoria da professora Ligia Araújo, como uma ferramenta eficaz no ensino das turmas iniciais do ensino fundamental. Bem como, averiguar-se o potencial do mesmo como um recurso de ensino e leitura para pessoas com deficiência visual. Vale ressaltar ainda, que a formação do professor e o uso adequado dos materiais didáticos mostraram-se como fatores determinantes para o ensino significativo não somente para os deficientes visuais, mas para todos.