O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS DO PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE MACEIÓ, AL. OBSERVANDO QUE HAVIA UMA CERTA DIFICULDADE QUANDO SE TRATAVA EM REUTILIZAR E DESCARTE INCORRETO DE LIXO, DE ACORDO COM ISSO FOI PROPOSTO A CONSTRUÇÃO DE UM CAÇA-PALAVRAS RECICLÁVEL CONTENDO PALAVRAS RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE. COM O OBJETIVO DE MELHORAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOSTRAR QUE O LIXO NÃO POSSUI APENAS UM DESTINO, MAS QUE EXISTEM OUTRAS UTILIDADES. ENTÃO FOI PEDIDO AOS ALUNOS DOS 8º E 9º ANOS PARA QUE LEVASSEM TAMPAS DE GARRAFA PET PARA A CONFECÇÃO DO JOGO. A PARTIR DISSO FOI CONSTRUÍDO UM CAÇA-PALAVRAS QUE FOI UTILIZADO NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE QUE ACONTECEU NO MÊS DE JUNHO, O JOGO FOI APLICADO DE FORMA QUE OS ESTUDANTES FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS DE TRÊS PESSOAS, ONDE CADA GRUPO POSSUIRIA UM TEMPO DETERMINADO PARA ACHAR O MÁXIMO DE PALAVRAS POSSÍVEIS, O GRUPO QUE ACHASSE MAIS PALAVRAS SERIA O VENCEDOR. APÓS A APLICAÇÃO FOI POSSÍVEL OBSERVAR MUDANÇAS NOS ESTUDANTES ONDE OS QUAIS PUDERAM PERCEBER QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS AJUDAM AO MEIO AMBIENTE E PODE SER DIVERTIDO, E QUE ELES NÃO PRECISAM DEPENDER APENAS DE JOGOS INDUSTRIALIZADOS PARA SE DIVERTIREM, MAS QUE É POSSÍVEL FAZER SEU PRÓPRIO JOGO, ALÉM DE AJUDÁ-LOS A TRABALHAR EM EQUIPE, ESTIMULAR A COMPETITIVIDADE E AUMENTAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES.