PROPAGANDA TELEVISIVA E SUA IMPLICAÇÃO NA
AUTOMEDICAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57871 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 586 "inscrito_id" => 733 "titulo" => """ PROPAGANDA TELEVISIVA E SUA IMPLICAÇÃO NA\r\n AUTOMEDICAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA """ "resumo" => "INTRODUÇÃO: AS PROPAGANDAS DE MEDICAMENTOS PARA A POPULAÇÃO, FEITAS DE ACORDO COM OS INTERESSES DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA, DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO TÊM SÉRIAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE E, COM ISSO, DÃO-NOS A DIMENSÃO DOS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA QUALIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO VEICULADA A POPULAÇÃO EM GERAL. O TRABALHO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR AS IMPLICAÇÕES DAS PROPAGANDAS DE MEDICAMENTOS EM PROGRAMAS TELEVISIVOS NO ESTÍMULO À AUTOMEDICAÇÃO. METODOLOGIA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, DE NATUREZA QUALITATIVA, REALIZADO NA BASE DE DADOS SCIELO E LILACS EM JULHO DE 2019 POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVE: AUTOMEDICAÇÃO, MEDICAMENTO E PROPAGANDA EM LIVRE ASSOCIAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2019 CONTEMPLANDO PUBLICAÇÕES NOS IDIOMAS PORTUGUÊS E INGLÊS. A PESQUISA FOI COMPOSTA DE ARTIGOS CONTEMPLANDO 16 PUBLICAÇÕES, SENDO DESTAS, 6 EXCLUÍDAS, POIS NÃO ABRANGERAM A PROPOSTA FINAL DA PESQUISA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: NUMA CIDADE DE PEQUENO PORTE, 67% DE UMA AMOSTRA DE 104 PESSOAS PRATICAVAM AUTOMEDICAÇÃO. DESTAS, 80% CONHECIAM OS RISCOS PARA A PRÁTICA. EM 2016 A PREVALÊNCIA DA AUTOMEDICAÇÃO NO BRASIL FOI DE 16,1% (IC95% 15,0-17,5), SENDO MAIOR NA REGIÃO NORDESTE. EM BRASÍLIA OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE EM 100% DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS OCORRERAM INFRAÇÕES À LEGISLAÇÃO. CONCLUSÃO: A FRAGILIDADE DO CIDADÃO EM FACE DOS INTERESSES DO MERCADO FARMACÊUTICO INDICA A NECESSIDADE DE SE CONSTRUÍREM INSTRUMENTOS CAPAZES DE TORNAR A REGULAÇÃO PÚBLICA DO SETOR DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS MAIS EFETIVA E EM CONSONÂNCIA COM A ATUAL POLÍTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13: Enfermagem" "palavra_chave" => "AUTOMEDICAÇÃO, MEDICAMENTO, PROPAGANDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA50_ID733_23082019144518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONE LARA RIBEIRO TERTULIANO" "autor_nome_curto" => "IONE LARA" "autor_email" => "ionelara02@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57871 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 586 "inscrito_id" => 733 "titulo" => """ PROPAGANDA TELEVISIVA E SUA IMPLICAÇÃO NA\r\n AUTOMEDICAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA """ "resumo" => "INTRODUÇÃO: AS PROPAGANDAS DE MEDICAMENTOS PARA A POPULAÇÃO, FEITAS DE ACORDO COM OS INTERESSES DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA, DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO TÊM SÉRIAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE E, COM ISSO, DÃO-NOS A DIMENSÃO DOS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA QUALIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO VEICULADA A POPULAÇÃO EM GERAL. O TRABALHO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR AS IMPLICAÇÕES DAS PROPAGANDAS DE MEDICAMENTOS EM PROGRAMAS TELEVISIVOS NO ESTÍMULO À AUTOMEDICAÇÃO. METODOLOGIA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, DE NATUREZA QUALITATIVA, REALIZADO NA BASE DE DADOS SCIELO E LILACS EM JULHO DE 2019 POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVE: AUTOMEDICAÇÃO, MEDICAMENTO E PROPAGANDA EM LIVRE ASSOCIAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2019 CONTEMPLANDO PUBLICAÇÕES NOS IDIOMAS PORTUGUÊS E INGLÊS. A PESQUISA FOI COMPOSTA DE ARTIGOS CONTEMPLANDO 16 PUBLICAÇÕES, SENDO DESTAS, 6 EXCLUÍDAS, POIS NÃO ABRANGERAM A PROPOSTA FINAL DA PESQUISA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: NUMA CIDADE DE PEQUENO PORTE, 67% DE UMA AMOSTRA DE 104 PESSOAS PRATICAVAM AUTOMEDICAÇÃO. DESTAS, 80% CONHECIAM OS RISCOS PARA A PRÁTICA. EM 2016 A PREVALÊNCIA DA AUTOMEDICAÇÃO NO BRASIL FOI DE 16,1% (IC95% 15,0-17,5), SENDO MAIOR NA REGIÃO NORDESTE. EM BRASÍLIA OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE EM 100% DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS OCORRERAM INFRAÇÕES À LEGISLAÇÃO. CONCLUSÃO: A FRAGILIDADE DO CIDADÃO EM FACE DOS INTERESSES DO MERCADO FARMACÊUTICO INDICA A NECESSIDADE DE SE CONSTRUÍREM INSTRUMENTOS CAPAZES DE TORNAR A REGULAÇÃO PÚBLICA DO SETOR DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS MAIS EFETIVA E EM CONSONÂNCIA COM A ATUAL POLÍTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13: Enfermagem" "palavra_chave" => "AUTOMEDICAÇÃO, MEDICAMENTO, PROPAGANDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA50_ID733_23082019144518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONE LARA RIBEIRO TERTULIANO" "autor_nome_curto" => "IONE LARA" "autor_email" => "ionelara02@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }