PAULO FREIRE É RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE PELO SEU MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO E SUA PEDAGOGIA VOLTADA À HUMANIZAÇÃO DOS SEGMENTOS POPULARES DA SOCIEDADE, NO ENTANTO, O EDUCADOR TEM SIDO ALVO DE INÚMEROS ATAQUES E CRÍTICAS NA ATUALIDADE. A PARTIR DESSA CONSTATAÇÃO, ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR QUAIS AS PRINCIPAIS CRÍTICAS DIRECIONADAS A PAULO FREIRE; COMPREENDER A CONJUNTURA SÓCIO-POLÍTICA NA QUAL ELAS EMERGIRAM; E REFLETIR SOBRE AS RAZÕES SUBJACENTES ÀS INVESTIDAS CONTRÁRIAS A EDUCAÇÃO POPULAR DEFENDIDA PELO AUTOR. PARA REALIZAR ESSA ANÁLISE NOS DEBRUÇAREMOS SOBRE O CRESCIMENTO DA ONDA CONSERVADORA NO BRASIL A PARTIR DOS REFERENCIAIS DA DESPOLITIZAÇÃO, BEM COMO A EXPLICITAÇÃO DE PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FREIREANA QUE VÃO DE ENCONTRO AO MODELO DE ESCOLA E SOCIEDADE QUE BUSCA SER HEGEMÔNICO NO CONTEXTO ATUAL. AO LONGO DA ANÁLISE IDENTIFICAMOS QUE NUM CONTEXTO DE DESPOLITIZAÇÃO, ONDE SE BUSCA NEGAR A LUTA DE CLASSES E IMPLEMENTAR REFORMAS NEOLIBERAIS E RETIRADA DE DIREITOS SOCIAIS, UMA EDUCAÇÃO NOS MOLDES FREIREANOS, QUE SE EMBASA NO DIÁLOGO, NO RECONHECIMENTO DO CARÁTER POLÍTICO E TRANSFORMADOR DO FAZER EDUCATIVO, E OBJETIVA A FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIAS CRÍTICAS E INSERÇÃO SÓCIO-POLÍTICA DOS SEGMENTOS POPULARES É COMPREENDIDA COMO SUBVERSIVA PELOS GRUPOS CONSERVADORES.