ESTE ESTUDO É FRUTO DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA É DE NATUREZA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E OBJETIVA ANALISAR OS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOS ALUNOS ADOLESCENTES SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FEIRA DE SANTANA BAHIA. ABORDA-SE A ADOLESCÊNCIA COMO UMA FASE NA QUAL OCUPA UM CENÁRIO DE MUITAS DESCOBERTAS SEJAM ELAS FÍSICAS, MOTORAS, EMOCIONAIS, PSICOLÓGICAS E SEXUAIS. ESTE ESTUDO TRAZ UM DIÁLOGO COM OS SEGUINTES TEÓRICOS: FREIRE (1996); OLIVEIRA (2011); TARDIF (2002); MALUF (2019); GATTI (2009); PCNS (1997). COMO METODOLOGIA LANÇOU MÃOS DA PESQUISA QUANTITATIVA, COM BASE EM ALVARENGA (2012), FORA UTILIZADO COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA O QUESTIONÁRIO, O MESMO FOI TESTADO E VALIDADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE (2011), PESQUISA DE CONHECIMENTOS ATITUDES E PRÁTICAS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA - PCAP (2011) E PELA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE ESCOLAR - PENSE (2015). PARA AS ANÁLISES DOS DADOS FOI RECORRIDO AO PROGRAMA ESTATÍSTICO SPSS (STATISTICAL PACKAGE FOR THE SOCIAL SCIENCES) NO QUAL QUE IMPLICA NA ORGANIZAÇÃO E VERIFICABILIDADE DOS DADOS. COM BASE NESTE ASPECTO OBTIVERAM-SE OS SEGUINTES RESULTADOS: NOTA-SE QUE 94,1 % DOS ADOLESCENTES DEMONSTRARAM QUE O CONHECIMENTO DA IST ESTÁ CENTRALIZADO BASICAMENTE NA AIDS, E FRAGILIZADO NAS DEMAIS IST, NAS FALAS DOS PESQUISADOS FORA RECORRENTE A VIVÊNCIA COM SÍFILIS, HPV E HEPATITE, AINDA SE MOSTRARAM SENSÍVEIS QUANTO À PREVENÇÃO, TRATAMENTO E CURA DAS IST. O ESTUDO APONTA A NECESSIDADE DA CONEXÃO FAMÍLIA E ESCOLA COM VISTAS AOS ESCLARECIMENTOS E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL OCASIONADA POR FALTA DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ADEQUADOS.