GESTÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE ACERCA DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO E ATUAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PI
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57695 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 1066 "titulo" => "GESTÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE ACERCA DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO E ATUAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "O ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR O MODELO DE ATUAÇÃO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA ZONA URBANA DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI, ANALISANDO A CONCEPÇÃO E AS PRÁTICAS DE GESTÃO SOB O PONTO DE VISTA DA GESTORA, BEM COMO OS ASPECTOS RELEVANTES ACERCA DAS SUAS CARACTERÍSTICAS E FORMAS DE AÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR. FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA EM ANDAMENTO, USANDO A METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO, O TRABALHO FOCALIZA OS PROCESSOS E AS PRÁTICAS DE GESTÃO, INCLUINDO A INFRAESTRUTURA, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), A PARTICIPAÇÃO DO CORPO DOCENTE, ESTUDANTES E DA COMUNIDADE EM TODOS OS ÂMBITOS QUE DIZEM RESPEITO AO ESPAÇO ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO TEM RELEVÂNCIA NA MEDIDA EM QUE MUITOS SUJEITOS INFORMAM E APRESENTAM SUAS ESCOLAS COMO MODELOS DEMOCRÁTICOS, O QUE NEM SEMPRE CONSTATAMOS QUANDO OBSERVAMOS ATENTAMENTE AS CONCEPÇÕES, AS PRÁTICAS E O FUNCIONAMENTO DAS INSTÂNCIAS DE DECISÃO. O PRESENTE TRABALHO ESTÁ RESPALDADO NAS CONTRIBUIÇÕES DE HELOISA LUCK, VITOR PARO E NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (LDB). VERIFICAMOS QUE O ATO DE GERIR NÃO SE RESTRINGE SIMPLESMENTE A IMPLEMENTAÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DE UM CARGO, MAS IMPLICA UMA MULTIPLICIDADE DE AÇÕES E TAREFAS QUE REMETAM A UM ENSINO EFICIENTE E COM QUALIDADE PARA TODOS, FUNDADO NUMA CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA E NO FUNCIONAMENTO ATIVO DE INSTÂNCIAS QUE, DE FORMA CONSCIENTE, CUMPRAM SEU PAPEL TÉCNICO, SOCIAL E POLÍTICO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "MODELO DE GESTÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO PARTICIPATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1066_15072019113409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLISON BRANDÃO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "WALLISON BRANDÃO" "autor_email" => "wallisonbran18@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57695 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 1066 "titulo" => "GESTÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE ACERCA DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO E ATUAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "O ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR O MODELO DE ATUAÇÃO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA ZONA URBANA DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI, ANALISANDO A CONCEPÇÃO E AS PRÁTICAS DE GESTÃO SOB O PONTO DE VISTA DA GESTORA, BEM COMO OS ASPECTOS RELEVANTES ACERCA DAS SUAS CARACTERÍSTICAS E FORMAS DE AÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR. FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA EM ANDAMENTO, USANDO A METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO, O TRABALHO FOCALIZA OS PROCESSOS E AS PRÁTICAS DE GESTÃO, INCLUINDO A INFRAESTRUTURA, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), A PARTICIPAÇÃO DO CORPO DOCENTE, ESTUDANTES E DA COMUNIDADE EM TODOS OS ÂMBITOS QUE DIZEM RESPEITO AO ESPAÇO ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO TEM RELEVÂNCIA NA MEDIDA EM QUE MUITOS SUJEITOS INFORMAM E APRESENTAM SUAS ESCOLAS COMO MODELOS DEMOCRÁTICOS, O QUE NEM SEMPRE CONSTATAMOS QUANDO OBSERVAMOS ATENTAMENTE AS CONCEPÇÕES, AS PRÁTICAS E O FUNCIONAMENTO DAS INSTÂNCIAS DE DECISÃO. O PRESENTE TRABALHO ESTÁ RESPALDADO NAS CONTRIBUIÇÕES DE HELOISA LUCK, VITOR PARO E NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (LDB). VERIFICAMOS QUE O ATO DE GERIR NÃO SE RESTRINGE SIMPLESMENTE A IMPLEMENTAÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DE UM CARGO, MAS IMPLICA UMA MULTIPLICIDADE DE AÇÕES E TAREFAS QUE REMETAM A UM ENSINO EFICIENTE E COM QUALIDADE PARA TODOS, FUNDADO NUMA CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA E NO FUNCIONAMENTO ATIVO DE INSTÂNCIAS QUE, DE FORMA CONSCIENTE, CUMPRAM SEU PAPEL TÉCNICO, SOCIAL E POLÍTICO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "MODELO DE GESTÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO PARTICIPATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1066_15072019113409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLISON BRANDÃO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "WALLISON BRANDÃO" "autor_email" => "wallisonbran18@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }