DESDE OS PRIMÓRDIOS, A HUMANIDADE VEM QUERENDO SOLUCIONAR O GRANDE MISTÉRIO DA VIDA: COMO OU O QUÊ DEU ORIGEM A RAÇA HUMANA? COM ISSO, E AFIM DE EXPLICAR A DIVERSIDADE BIOLÓGICA DO PASSADO E A DO PRESENTE, AO LONGO DOS ANOS VÁRIOS CIENTISTAS E PESQUISADORES VEM TENTANDO EXPLICAR COMO NOS TORNAMOS QUEM SOMOS, QUAL NOSSA VERDADEIRA ORIGEM E PARA ONDE IREMOS APÓS A PASSAGEM NA TERRA. ESSAS DISCUSSÕES TORNARAM-SE MAIS FREQUENTES NAS SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO, 3º SÉRIE, E ENSINO SUPERIOR, NOS CURSOS DE BIOLOGIA. MAS ISSO ACARRETOU EM DIVERGÊNCIAS DE OPINIÕES, ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS ENSINAMENTOS RELIGIOSOS, QUE GEROU GRANDES NÚMEROS DE QUESTIONAMENTOS, DEBATES E CONFUSÕES. A ABORDAGEM DESTE ESTUDO FOI MEDIADA POR UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO CONTENDO UM TOTAL DE DEZ QUESTÕES. POIS, ATRAVÉS DESSE INSTRUMENTO AVALIATIVO, O NÚMERO DE PERGUNTAS, E O MODO COMO FORAM ELABORADAS, CONSEGUIRAM OBTER DADOS MAIS PERTINENTES. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM-SE RELEVANTES, POIS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE OS ALUNOS RECÉM INGRESSOS NO CURSO DE BIOLOGIA, ESTÃO VINDO MAIS BEM PREPARADOS DO ENSINO MÉDIO QUE OS ALUNOS DOS ANOS ANTERIORES. PARA OS GRADUANDOS QUE ESTÃO PARA CONCLUIR O CURSO, OBSERVOU-SE QUE ESSES PRECISAM BUSCAR APRENDER MAIS SOBRE EVOLUÇÃO.