Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: DESAFIOS, DILEMAS E SABERES DOS ALUNOS

Palavra-chaves: DIFICULDADE DE ENSINO, EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO DE EVOLUÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 06: Ciências Biológicas
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57661
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: DESAFIOS, DILEMAS E SABERES DOS ALUNOS"
    "resumo" => "DESDE OS PRIMÓRDIOS, A HUMANIDADE VEM QUERENDO SOLUCIONAR O GRANDE MISTÉRIO DA VIDA: COMO OU O QUÊ DEU ORIGEM A RAÇA HUMANA? COM ISSO, E AFIM DE EXPLICAR A DIVERSIDADE BIOLÓGICA DO PASSADO E A DO PRESENTE, AO LONGO DOS ANOS VÁRIOS CIENTISTAS E PESQUISADORES VEM TENTANDO EXPLICAR COMO NOS TORNAMOS QUEM SOMOS, QUAL NOSSA VERDADEIRA ORIGEM E PARA ONDE IREMOS APÓS A PASSAGEM NA TERRA. ESSAS DISCUSSÕES TORNARAM-SE MAIS FREQUENTES NAS SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO, 3º SÉRIE, E ENSINO SUPERIOR, NOS CURSOS DE BIOLOGIA. MAS ISSO ACARRETOU EM DIVERGÊNCIAS DE OPINIÕES, ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS ENSINAMENTOS RELIGIOSOS, QUE GEROU GRANDES NÚMEROS DE QUESTIONAMENTOS, DEBATES E CONFUSÕES. A ABORDAGEM DESTE ESTUDO FOI MEDIADA POR UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO CONTENDO UM TOTAL DE DEZ QUESTÕES. POIS, ATRAVÉS DESSE INSTRUMENTO AVALIATIVO, O NÚMERO DE PERGUNTAS, E O MODO COMO FORAM ELABORADAS, CONSEGUIRAM OBTER DADOS MAIS PERTINENTES. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM-SE RELEVANTES, POIS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE OS ALUNOS RECÉM INGRESSOS NO CURSO DE BIOLOGIA, ESTÃO VINDO MAIS BEM PREPARADOS DO ENSINO MÉDIO QUE OS ALUNOS DOS ANOS ANTERIORES. PARA OS GRADUANDOS QUE ESTÃO PARA CONCLUIR O CURSO, OBSERVOU-SE QUE ESSES PRECISAM BUSCAR APRENDER MAIS SOBRE EVOLUÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE ENSINO, EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO DE EVOLUÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA6_ID412_03072019215650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH MIRELES RODRIGUES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "RUTH RODRIGUES"
    "autor_email" => "ruthrodriguesm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57661
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: DESAFIOS, DILEMAS E SABERES DOS ALUNOS"
    "resumo" => "DESDE OS PRIMÓRDIOS, A HUMANIDADE VEM QUERENDO SOLUCIONAR O GRANDE MISTÉRIO DA VIDA: COMO OU O QUÊ DEU ORIGEM A RAÇA HUMANA? COM ISSO, E AFIM DE EXPLICAR A DIVERSIDADE BIOLÓGICA DO PASSADO E A DO PRESENTE, AO LONGO DOS ANOS VÁRIOS CIENTISTAS E PESQUISADORES VEM TENTANDO EXPLICAR COMO NOS TORNAMOS QUEM SOMOS, QUAL NOSSA VERDADEIRA ORIGEM E PARA ONDE IREMOS APÓS A PASSAGEM NA TERRA. ESSAS DISCUSSÕES TORNARAM-SE MAIS FREQUENTES NAS SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO, 3º SÉRIE, E ENSINO SUPERIOR, NOS CURSOS DE BIOLOGIA. MAS ISSO ACARRETOU EM DIVERGÊNCIAS DE OPINIÕES, ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS ENSINAMENTOS RELIGIOSOS, QUE GEROU GRANDES NÚMEROS DE QUESTIONAMENTOS, DEBATES E CONFUSÕES. A ABORDAGEM DESTE ESTUDO FOI MEDIADA POR UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO CONTENDO UM TOTAL DE DEZ QUESTÕES. POIS, ATRAVÉS DESSE INSTRUMENTO AVALIATIVO, O NÚMERO DE PERGUNTAS, E O MODO COMO FORAM ELABORADAS, CONSEGUIRAM OBTER DADOS MAIS PERTINENTES. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM-SE RELEVANTES, POIS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE OS ALUNOS RECÉM INGRESSOS NO CURSO DE BIOLOGIA, ESTÃO VINDO MAIS BEM PREPARADOS DO ENSINO MÉDIO QUE OS ALUNOS DOS ANOS ANTERIORES. PARA OS GRADUANDOS QUE ESTÃO PARA CONCLUIR O CURSO, OBSERVOU-SE QUE ESSES PRECISAM BUSCAR APRENDER MAIS SOBRE EVOLUÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE ENSINO, EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO DE EVOLUÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA6_ID412_03072019215650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH MIRELES RODRIGUES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "RUTH RODRIGUES"
    "autor_email" => "ruthrodriguesm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

DESDE OS PRIMÓRDIOS, A HUMANIDADE VEM QUERENDO SOLUCIONAR O GRANDE MISTÉRIO DA VIDA: COMO OU O QUÊ DEU ORIGEM A RAÇA HUMANA? COM ISSO, E AFIM DE EXPLICAR A DIVERSIDADE BIOLÓGICA DO PASSADO E A DO PRESENTE, AO LONGO DOS ANOS VÁRIOS CIENTISTAS E PESQUISADORES VEM TENTANDO EXPLICAR COMO NOS TORNAMOS QUEM SOMOS, QUAL NOSSA VERDADEIRA ORIGEM E PARA ONDE IREMOS APÓS A PASSAGEM NA TERRA. ESSAS DISCUSSÕES TORNARAM-SE MAIS FREQUENTES NAS SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO, 3º SÉRIE, E ENSINO SUPERIOR, NOS CURSOS DE BIOLOGIA. MAS ISSO ACARRETOU EM DIVERGÊNCIAS DE OPINIÕES, ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS ENSINAMENTOS RELIGIOSOS, QUE GEROU GRANDES NÚMEROS DE QUESTIONAMENTOS, DEBATES E CONFUSÕES. A ABORDAGEM DESTE ESTUDO FOI MEDIADA POR UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO CONTENDO UM TOTAL DE DEZ QUESTÕES. POIS, ATRAVÉS DESSE INSTRUMENTO AVALIATIVO, O NÚMERO DE PERGUNTAS, E O MODO COMO FORAM ELABORADAS, CONSEGUIRAM OBTER DADOS MAIS PERTINENTES. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM-SE RELEVANTES, POIS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE OS ALUNOS RECÉM INGRESSOS NO CURSO DE BIOLOGIA, ESTÃO VINDO MAIS BEM PREPARADOS DO ENSINO MÉDIO QUE OS ALUNOS DOS ANOS ANTERIORES. PARA OS GRADUANDOS QUE ESTÃO PARA CONCLUIR O CURSO, OBSERVOU-SE QUE ESSES PRECISAM BUSCAR APRENDER MAIS SOBRE EVOLUÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.