O PRESENTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO NO SEGUNDO REINADO, COM ENFOQUE NO ENSINO VOLTADO PARA AS MULHERES. PARA TANTO, PROPONHO ANALISAR A OBRA MULHERES CÉLEBRES, ESCRITA POR JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, EM 1878, COM O INTUITO DE SER UTILIZADA COMO LIVRO DE LEITURA EM ESCOLAS DE INSTRUÇÃO PRIMÁRIA PARA MENINAS. NESSE PERÍODO, A EDUCAÇÃO ERA TIDA COMO UM MEIO DE SE ATINGIR O PROGRESSO MORAL E O ENSINO DE HISTÓRIA, POR SUA VEZ, BUSCAVAM TRANSMITIR “BONS EXEMPLOS”, CARACTERÍSTICO DO QUE JÖRN RÜSEN DEFINIU COMO UMA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EXEMPLAR. EM CONSONÂNCIA COM ESTE PROJETO FORMATIVO, “MULHERES CÉLEBRES” APRESENTA O PERFIL DE VINTE E CINCO MULHERES CONSIDERADAS “HEROÍNAS”, POR SUAS VIRTUDES E SENTIMENTOS PATRIÓTICOS. DESSE MODO, ENTENDENDO O LIVRO DIDÁTICO COMO UM DOCUMENTO EXCEPCIONAL E FONTE HISTÓRICA PRIVILEGIADA, SE PRETENDE REFLETIR SOBRE O TIPO DE EDUCAÇÃO QUE SE PENSAVA PARA AS MULHERES BRASILEIRAS OITOCENTISTAS.