SOUZA, Rafael Dalyson Dos Santos et al.. . Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/57341>. Acesso em: 22/11/2024 15:53
O PRESENTE TRABALHO ABORDA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO CIENTÍFICA. PARA ENTENDER COMO SE DÁ ESTE PROCESSO NOS APROPRIAMOS DOS PRESSUPOSTOS DA ANT (ACTOR-NETWORK THEORY) QUE BUSCA NO CURSO DA AÇÃO DESCREVER COMO OCORRE ESSA CONSTRUÇÃO. ESTE CAMPO PERTENCENTE AOS ESTUDOS DE HUMANIDADES CIENTÍFICAS ENTENDE CONSTRUÇÃO COMO A MOBILIZAÇÃO, TANTO DE NÃO-HUMANOS, HUMANOS, E VICE-VERSA, QUANTO DE CONCEITOS, PARA A CONSTRUÇÃO DE FATOS. ESTA COMPREENSÃO CONGREGA-SE A “CIÊNCIA ONÍVORA”, POR NÓS DEFINIDA, QUE SE DEDICA A REUNIR OS HÍBRIDOS (MISTURAS ENTRE NÃO-HUMANOS E HUMANOS), RECORTADOS PELOS “CARNÍVOROS” E OS “VEGETARIANOS”. PARA RETIRARMOS DADOS, REALIZAMOS UMA OBSERVAÇÃO ETNOGRÁFICA CURTA, NUMA TURMA DE FÍSICA NO CFP/UFCG, PARA ENTENDERMOS COMO SE DÁ ESTA MOBILIZAÇÃO E ESTA CONSTRUÇÃO. A ETNOGRAFÍA SIMÉTRICA PORTANTO CALCA A PESQUISA ONÍVORA, NA MEDIDA EM QUE A ANTROPOLOGIA ABRE MÃO DAS DIVISÕES BINÁRIAS A PRIORI, ENTRE HUMANOS E NÃO-HUMANOS, PARA INFILTRAR-SE NO CAMPO DAS DUAS, REUNINDO-AS. A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES CONSTATAMOS QUE NA TURMA O ENSINO E A PESQUISA SÃO FACETAS TRATADAS COMO TEATRO, JÁ QUE OS ALUNOS DEVEM FINGIR QUE ESTÃO NA ESCOLA BÁSICA E OS COLEGAS DEVEM FINGIR QUE SÃO ALUNOS DO ENSINO BÁSICO, ASSIM TAMBÉM OS RESULTADOS SÃO PREVIAMENTE CONHECIDOS, APENAS ESTIMULANDO A SUA REPRODUÇÃO. A EXPERIÊNCIA É MARIONETE DO PROFESSOR QUE DIZ O QUE ESTÁ CERTO OU ERRADO, E OS FATOS (CONCEITOS, FÓRMULAS) SÃO ENTENDIDOS COMO RESULTADOS DADOS ABSOLUTOS, IGNORANDO, OU APAGANDO DA CENA, AS INTROMISSÕES HUMANAS OU DESVIANTES DO PROCESSO.