Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS, , FERRAMENTA DIDÁTICA, , ENSINO FUNDAMENTAL, , AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Comunicação Oral (CO) AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57257
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 888
    "inscrito_id" => 989
    "titulo" => "TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS MULTIMÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR E COMO ESTAS PODEM COLABORAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NESSE ESPAÇO DE TROCA DE SABERES. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, INICIALMENTE, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE ATRAVÉS DE UM ARCABOUÇO TEÓRICO FUNDAMENTOU/POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DO TEMA INVESTIGADO E, DEPOIS, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA-AÇÃO, DO TIPO EXPLORATÓRIA, QUE NORTEOU A INVESTIGAÇÃO NA PRÁTICA EM CAMPO. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO SÃO ALUNOS DO 4º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO INTERIOR DA PARAÍBA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO E OS DADOS FORAM AVALIADOS SOB UMA ABORDAGEM QUALITO-QUANTITATIVA. A PESQUISA OBTEVE RESULTADOS POSITIVOS EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS ALMEJADOS E REVELOU QUE AS FERRAMENTAS MULTIMÍDIAS COMO VÍDEOS, PODCAST E IMAGENS SÃO INSTRUMENTOS QUE APRESENTAM POTENCIAL PEDAGÓGICO RELEVANTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS,, FERRAMENTA DIDÁTICA,, ENSINO FUNDAMENTAL,, AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID989_01082019105008.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57257
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 888
    "inscrito_id" => 989
    "titulo" => "TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS MULTIMÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR E COMO ESTAS PODEM COLABORAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NESSE ESPAÇO DE TROCA DE SABERES. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, INICIALMENTE, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE ATRAVÉS DE UM ARCABOUÇO TEÓRICO FUNDAMENTOU/POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DO TEMA INVESTIGADO E, DEPOIS, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA-AÇÃO, DO TIPO EXPLORATÓRIA, QUE NORTEOU A INVESTIGAÇÃO NA PRÁTICA EM CAMPO. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO SÃO ALUNOS DO 4º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO INTERIOR DA PARAÍBA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO E OS DADOS FORAM AVALIADOS SOB UMA ABORDAGEM QUALITO-QUANTITATIVA. A PESQUISA OBTEVE RESULTADOS POSITIVOS EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS ALMEJADOS E REVELOU QUE AS FERRAMENTAS MULTIMÍDIAS COMO VÍDEOS, PODCAST E IMAGENS SÃO INSTRUMENTOS QUE APRESENTAM POTENCIAL PEDAGÓGICO RELEVANTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS,, FERRAMENTA DIDÁTICA,, ENSINO FUNDAMENTAL,, AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID989_01082019105008.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS MULTIMÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR E COMO ESTAS PODEM COLABORAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NESSE ESPAÇO DE TROCA DE SABERES. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, INICIALMENTE, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE ATRAVÉS DE UM ARCABOUÇO TEÓRICO FUNDAMENTOU/POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DO TEMA INVESTIGADO E, DEPOIS, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA-AÇÃO, DO TIPO EXPLORATÓRIA, QUE NORTEOU A INVESTIGAÇÃO NA PRÁTICA EM CAMPO. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO SÃO ALUNOS DO 4º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO INTERIOR DA PARAÍBA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO E OS DADOS FORAM AVALIADOS SOB UMA ABORDAGEM QUALITO-QUANTITATIVA. A PESQUISA OBTEVE RESULTADOS POSITIVOS EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS ALMEJADOS E REVELOU QUE AS FERRAMENTAS MULTIMÍDIAS COMO VÍDEOS, PODCAST E IMAGENS SÃO INSTRUMENTOS QUE APRESENTAM POTENCIAL PEDAGÓGICO RELEVANTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.