O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS MULTIMÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR E COMO ESTAS PODEM COLABORAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NESSE ESPAÇO DE TROCA DE SABERES. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, INICIALMENTE, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE ATRAVÉS DE UM ARCABOUÇO TEÓRICO FUNDAMENTOU/POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DO TEMA INVESTIGADO E, DEPOIS, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA-AÇÃO, DO TIPO EXPLORATÓRIA, QUE NORTEOU A INVESTIGAÇÃO NA PRÁTICA EM CAMPO. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO SÃO ALUNOS DO 4º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO INTERIOR DA PARAÍBA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO E OS DADOS FORAM AVALIADOS SOB UMA ABORDAGEM QUALITO-QUANTITATIVA. A PESQUISA OBTEVE RESULTADOS POSITIVOS EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS ALMEJADOS E REVELOU QUE AS FERRAMENTAS MULTIMÍDIAS COMO VÍDEOS, PODCAST E IMAGENS SÃO INSTRUMENTOS QUE APRESENTAM POTENCIAL PEDAGÓGICO RELEVANTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.