SPACECARD: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DO ESPAÇO SIDERAL
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57242 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 1283 "titulo" => "SPACECARD: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DO ESPAÇO SIDERAL" "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO FAZ UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO COM FINS EDUCATIVOS. A\r\n METODOLOGIA QUE FUNDAMENTA ESTA PESQUISA SE REFERE A UMA ATIVIDADE DIRECIONADA A PEQUENOS GRUPOS DE\r\n ALUNOS DE 14 A 15 ANOS DE IDADE, DESIGNADOS A CRIAR JOGOS DE TABULEIRO COM FUNDO CIENTÍFICO E FINS\r\n EDUCACIONAIS. OS TRABALHOS FORAM EXPOSTOS EM UMA FEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E, POSTERIORMENTE,\r\n FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS JOGADORES DE UM JOGO ESPECÍFICO, SPACECARDS, UM JOGO DE CARTAS\r\n FUNDAMENTADO EM ASTRONOMIA, PARA ENTENDER A EFETIVIDADE DOS JOGOS COMO FORMA DE ENSINO. ALÉM DAS\r\n DIVERSAS ENTREVISTAS, REALIZARAM-SE PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, AS METODOLOGIAS DE ENSINO E\r\n A APLICAÇÃO DO LÚDICO NO APRENDIZADO; TODAS COMPARADAS E CONFRONTADAS COM OS RESULTADOS DESTA\r\n PESQUISA, O QUE PERMITIU INFERIR CONCLUSÕES RELEVANTES ACERCA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO, BEM COMO\r\n APONTAR CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, JOGOS DIDÁTICOS, INOVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1283_31072019090906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME DE ALMEIDA VÉRAS" "autor_nome_curto" => "GUILHERME A. VÉRAS" "autor_email" => "guialmeidaveras@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO EQUIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57242 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 1283 "titulo" => "SPACECARD: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DO ESPAÇO SIDERAL" "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO FAZ UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO COM FINS EDUCATIVOS. A\r\n METODOLOGIA QUE FUNDAMENTA ESTA PESQUISA SE REFERE A UMA ATIVIDADE DIRECIONADA A PEQUENOS GRUPOS DE\r\n ALUNOS DE 14 A 15 ANOS DE IDADE, DESIGNADOS A CRIAR JOGOS DE TABULEIRO COM FUNDO CIENTÍFICO E FINS\r\n EDUCACIONAIS. OS TRABALHOS FORAM EXPOSTOS EM UMA FEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E, POSTERIORMENTE,\r\n FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS JOGADORES DE UM JOGO ESPECÍFICO, SPACECARDS, UM JOGO DE CARTAS\r\n FUNDAMENTADO EM ASTRONOMIA, PARA ENTENDER A EFETIVIDADE DOS JOGOS COMO FORMA DE ENSINO. ALÉM DAS\r\n DIVERSAS ENTREVISTAS, REALIZARAM-SE PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, AS METODOLOGIAS DE ENSINO E\r\n A APLICAÇÃO DO LÚDICO NO APRENDIZADO; TODAS COMPARADAS E CONFRONTADAS COM OS RESULTADOS DESTA\r\n PESQUISA, O QUE PERMITIU INFERIR CONCLUSÕES RELEVANTES ACERCA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO, BEM COMO\r\n APONTAR CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, JOGOS DIDÁTICOS, INOVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1283_31072019090906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME DE ALMEIDA VÉRAS" "autor_nome_curto" => "GUILHERME A. VÉRAS" "autor_email" => "guialmeidaveras@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO EQUIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }