Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-DIDÁTICA

Palavra-chaves: RAZÕES MATEMÁTICAS, MATEMÁTICA/MÚSICA, RELAÇÃO HISTÓRIA/ENSINO Comunicação Oral (CO) AT 19: A pesquisa, o ensino e as Artes- comunicação e expressão
0 of 0
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57030 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "O EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-DIDÁTICA" "resumo" => "REALIZADA POR VOLTA DO SÉCULO 6 A.C., A EXPERIÊNCIA DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO CONSISTIU EM FIXAR UMA CORDA EM DOIS PONTOS, VARIANDO OS SONS PRODUZIDOS POR MEIO DE UM DISPOSITIVO MÓVEL PARA PRESSIONÁ-LA EM VÁRIAS POSIÇÕES. PARA OS PITAGÓRICOS, AS RAZÕES MATEMÁTICAS SUBJACENTES AOS INTERVALOS MUSICAIS DE OITAVA, QUINTA E QUARTA -- CONSONÂNCIAS PERFEITAS -- ERAM RESPECTIVAMENTE 1: 2, 2: 3 E 3: 4 E TERIAM SIDO REVELADAS NESTE EXPERIMENTO. O EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO LANÇA QUESTÕES NÃO APENAS NA MÚSICA, MAS EM ARQUITETURA E EM VÁRIOS OUTROS CONTEXTOS, TENDO COMO BASE RAZÕES MATEMÁTICAS. ELE AINDA NOS DIZ QUE ÀS COMPOSIÇÕES DE INTERVALOS MUSICAIS SUBJAZEM COMPOSIÇÕES DE RAZÕES MATEMÁTICAS. ESTA APRESENTAÇÃO PRETENDE EXPLORAR O POTENCIAL DIDÁTICO DE TAL EXPERIMENTO SOB UMA PERSPECTIVA CULTURAL DA MATEMÁTICA PARTICULARMENTE CONCERNENTE AO PAPEL DA MÚSICA TEÓRICA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRUTURAS VINCULADAS AO CONCEITO DE RAZÃO MATEMÁTICA.REALIZADA POR VOLTA DO SÉCULO 6 A.C., A EXPERIÊNCIA DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO CONSISTIU EM FIXAR UMA CORDA EM DOIS PONTOS, VARIANDO OS SONS PRODUZIDOS POR M" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19: A pesquisa, o ensino e as Artes- comunicação e expressão" "palavra_chave" => "RAZÕES MATEMÁTICAS, MATEMÁTICA/MÚSICA, RELAÇÃO HISTÓRIA/ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA19_ID1539_30052019234600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSCAR JOAO ABDOUNUR" "autor_nome_curto" => "OSCAR" "autor_email" => "abdounur@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE MATEMATICA E ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57030 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "O EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-DIDÁTICA" "resumo" => "REALIZADA POR VOLTA DO SÉCULO 6 A.C., A EXPERIÊNCIA DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO CONSISTIU EM FIXAR UMA CORDA EM DOIS PONTOS, VARIANDO OS SONS PRODUZIDOS POR MEIO DE UM DISPOSITIVO MÓVEL PARA PRESSIONÁ-LA EM VÁRIAS POSIÇÕES. PARA OS PITAGÓRICOS, AS RAZÕES MATEMÁTICAS SUBJACENTES AOS INTERVALOS MUSICAIS DE OITAVA, QUINTA E QUARTA -- CONSONÂNCIAS PERFEITAS -- ERAM RESPECTIVAMENTE 1: 2, 2: 3 E 3: 4 E TERIAM SIDO REVELADAS NESTE EXPERIMENTO. O EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO LANÇA QUESTÕES NÃO APENAS NA MÚSICA, MAS EM ARQUITETURA E EM VÁRIOS OUTROS CONTEXTOS, TENDO COMO BASE RAZÕES MATEMÁTICAS. ELE AINDA NOS DIZ QUE ÀS COMPOSIÇÕES DE INTERVALOS MUSICAIS SUBJAZEM COMPOSIÇÕES DE RAZÕES MATEMÁTICAS. ESTA APRESENTAÇÃO PRETENDE EXPLORAR O POTENCIAL DIDÁTICO DE TAL EXPERIMENTO SOB UMA PERSPECTIVA CULTURAL DA MATEMÁTICA PARTICULARMENTE CONCERNENTE AO PAPEL DA MÚSICA TEÓRICA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRUTURAS VINCULADAS AO CONCEITO DE RAZÃO MATEMÁTICA.REALIZADA POR VOLTA DO SÉCULO 6 A.C., A EXPERIÊNCIA DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO CONSISTIU EM FIXAR UMA CORDA EM DOIS PONTOS, VARIANDO OS SONS PRODUZIDOS POR M" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19: A pesquisa, o ensino e as Artes- comunicação e expressão" "palavra_chave" => "RAZÕES MATEMÁTICAS, MATEMÁTICA/MÚSICA, RELAÇÃO HISTÓRIA/ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA19_ID1539_30052019234600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSCAR JOAO ABDOUNUR" "autor_nome_curto" => "OSCAR" "autor_email" => "abdounur@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE MATEMATICA E ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

REALIZADA POR VOLTA DO SÉCULO 6 A.C., A EXPERIÊNCIA DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO CONSISTIU EM FIXAR UMA CORDA EM DOIS PONTOS, VARIANDO OS SONS PRODUZIDOS POR MEIO DE UM DISPOSITIVO MÓVEL PARA PRESSIONÁ-LA EM VÁRIAS POSIÇÕES. PARA OS PITAGÓRICOS, AS RAZÕES MATEMÁTICAS SUBJACENTES AOS INTERVALOS MUSICAIS DE OITAVA, QUINTA E QUARTA -- CONSONÂNCIAS PERFEITAS -- ERAM RESPECTIVAMENTE 1: 2, 2: 3 E 3: 4 E TERIAM SIDO REVELADAS NESTE EXPERIMENTO. O EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO LANÇA QUESTÕES NÃO APENAS NA MÚSICA, MAS EM ARQUITETURA E EM VÁRIOS OUTROS CONTEXTOS, TENDO COMO BASE RAZÕES MATEMÁTICAS. ELE AINDA NOS DIZ QUE ÀS COMPOSIÇÕES DE INTERVALOS MUSICAIS SUBJAZEM COMPOSIÇÕES DE RAZÕES MATEMÁTICAS. ESTA APRESENTAÇÃO PRETENDE EXPLORAR O POTENCIAL DIDÁTICO DE TAL EXPERIMENTO SOB UMA PERSPECTIVA CULTURAL DA MATEMÁTICA PARTICULARMENTE CONCERNENTE AO PAPEL DA MÚSICA TEÓRICA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRUTURAS VINCULADAS AO CONCEITO DE RAZÃO MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.