Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, FÍSICA CLÁSSICA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
0 of 0
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57019 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 240 "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho consiste numa investigaÇÃo qualitativa acerca da inserÇÃo de conteÚdos de FÍsica Moderna e ContemporÂnea (FMC) no Ensino MÉdio realizada atravÉs de um estudo de campo envolvendo alunos da regiÃo norte do CearÁ. A pesquisa utilizou a aplicaÇÃo de questionÁrios em quatro escolas para coleta de dados, averiguou, analisou e comparou as preferÊncias dos estudantes desse nÍvel de ensino quanto aos tÓpicos de FMC e os de FÍsica ClÁssica (FC), verificou os tÓpicos que estÃo sendo abordados e identificou outros fatores relacionados aos conteÚdos de FÍsica e ao cotidiano dos discentes. Percebeu-se que nos primeiros e segundos anos a preferÊncia dos educandos É maior por temas de FMC do que por FC, invertendo-se o panorama nos terceiros anos. Para alÉm disso, Big Bang e Radioatividade sÃo os conteÚdos mais estudados por eles.O presente trabalho consiste numa investigaÇÃo qualitativa acerca da inserÇÃo de conteÚdos de FÍsica Moderna e ContemporÂnea (FMC) no Ensino MÉdio realizada atr" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, FÍSICA CLÁSSICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA2_ID240_18032019184905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS GUIMARÃES PAULO NETO" "autor_nome_curto" => "JONAS GUIMARÃES" "autor_email" => "jonasgui1@hotmail.com" "autor_ies" => "IFCE SOBRAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57019 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 240 "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho consiste numa investigaÇÃo qualitativa acerca da inserÇÃo de conteÚdos de FÍsica Moderna e ContemporÂnea (FMC) no Ensino MÉdio realizada atravÉs de um estudo de campo envolvendo alunos da regiÃo norte do CearÁ. A pesquisa utilizou a aplicaÇÃo de questionÁrios em quatro escolas para coleta de dados, averiguou, analisou e comparou as preferÊncias dos estudantes desse nÍvel de ensino quanto aos tÓpicos de FMC e os de FÍsica ClÁssica (FC), verificou os tÓpicos que estÃo sendo abordados e identificou outros fatores relacionados aos conteÚdos de FÍsica e ao cotidiano dos discentes. Percebeu-se que nos primeiros e segundos anos a preferÊncia dos educandos É maior por temas de FMC do que por FC, invertendo-se o panorama nos terceiros anos. Para alÉm disso, Big Bang e Radioatividade sÃo os conteÚdos mais estudados por eles.O presente trabalho consiste numa investigaÇÃo qualitativa acerca da inserÇÃo de conteÚdos de FÍsica Moderna e ContemporÂnea (FMC) no Ensino MÉdio realizada atr" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, FÍSICA CLÁSSICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA2_ID240_18032019184905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS GUIMARÃES PAULO NETO" "autor_nome_curto" => "JONAS GUIMARÃES" "autor_email" => "jonasgui1@hotmail.com" "autor_ies" => "IFCE SOBRAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O presente trabalho consiste numa investigaÇÃo qualitativa acerca da inserÇÃo de conteÚdos de FÍsica Moderna e ContemporÂnea (FMC) no Ensino MÉdio realizada atravÉs de um estudo de campo envolvendo alunos da regiÃo norte do CearÁ. A pesquisa utilizou a aplicaÇÃo de questionÁrios em quatro escolas para coleta de dados, averiguou, analisou e comparou as preferÊncias dos estudantes desse nÍvel de ensino quanto aos tÓpicos de FMC e os de FÍsica ClÁssica (FC), verificou os tÓpicos que estÃo sendo abordados e identificou outros fatores relacionados aos conteÚdos de FÍsica e ao cotidiano dos discentes. Percebeu-se que nos primeiros e segundos anos a preferÊncia dos educandos É maior por temas de FMC do que por FC, invertendo-se o panorama nos terceiros anos. Para alÉm disso, Big Bang e Radioatividade sÃo os conteÚdos mais estudados por eles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.