O presente trabalho consiste numa investigaÇÃo qualitativa acerca da inserÇÃo de conteÚdos de FÍsica Moderna e ContemporÂnea (FMC) no Ensino MÉdio realizada atravÉs de um estudo de campo envolvendo alunos da regiÃo norte do CearÁ. A pesquisa utilizou a aplicaÇÃo de questionÁrios em quatro escolas para coleta de dados, averiguou, analisou e comparou as preferÊncias dos estudantes desse nÍvel de ensino quanto aos tÓpicos de FMC e os de FÍsica ClÁssica (FC), verificou os tÓpicos que estÃo sendo abordados e identificou outros fatores relacionados aos conteÚdos de FÍsica e ao cotidiano dos discentes. Percebeu-se que nos primeiros e segundos anos a preferÊncia dos educandos É maior por temas de FMC do que por FC, invertendo-se o panorama nos terceiros anos. Para alÉm disso, Big Bang e Radioatividade sÃo os conteÚdos mais estudados por eles.