OS LIVROS DIDÁTICOS SÃO FERRAMENTAS QUE REÚNEM E SINTETIZAM O CONTEÚDO DE UMA DISCIPLINA DE UMA MANEIRA A FACILITAR O ACESSO A INFORMAÇÃO. NO BRASIL, O PNLD É RESPONSÁVEL PELA ANÁLISE E AQUISIÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA ESCOLA PÚBLICA. A EDUCAÇÃO SEXUAL É UM TEMA TRANSVERSAL DO ENSINO DE BIOLOGIA E É DE SUMA IMPORTÂNCIA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE SISTEMA REPRODUTOR E NA PROMOÇÃO DE SAÚDE. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS NO PNLD. 7 OBRAS FORAM SELECIONADAS PARA O ESTUDO, SENDO ANALISADO FATORES COMO PRESENÇA DO CONTEÚDO, ADEQUAÇÃO DO TEXTO, QUALIDADE DAS IMAGENS, ATIVIDADES E PROBLEMATIZAÇÃO. 3 DOS 7 LIVROS ANALISADOS NÃO TRAZEM O CONTEÚDO. DOS 4 LIVROS ONDE A EDUCAÇÃO SEXUAL SE FAZ PRESENTE, APENAS 1 APRESENTA UM CAPÍTULO EXCLUSIVO PRA TEMÁTICA, COM QUESTÕES SOCIAIS E BEM CONTEXTUALIZADAS. NOS DEMAIS, TAL TEMÁTICA É TRABALHADA BREVEMENTE DENTRO DO CONTEÚDO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR. CONCLUÍMOS QUE EMBORA UTEIS, OS LIVROS DIDÁTICOS DEVEM SER SEMPRE ANALISADOS E QUESTIONADOS PELO PROFESSOR ANTES DA SUA APLICAÇÃO, DEVENDO SEMPRE TER UM OLHAR CRÍTICO E SER CAPAZ DE INTERVIR NOS CONTEÚDOS QUE O LIVRO TRAZ PRA SALA DE AULA.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO SEXUAL; LIVRO DIDÁTICO; ANATOMIA HUMANA, PNLD.