OS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS PRECISAM TRABALHAR DE FORMA MUITO FREQUENTE COM CONCEITOS, ALGUNS CONSIDERADOS MUITO ABSTRATOS, O QUE DIFICULTA SUA COMPREENSÃO, POR ISSO, É NECESSÁRIO QUE NA FORMAÇÃO INICIAL COMPREENDAM OS OBSTÁCULOS EXISTENTES PARA AMENIZAR E MELHORAR SUA PRÁTICA. ASSIM, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O CONCEITO DE FOTOSSÍNTESE DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DE UM OLHAR HERMENÊUTICO DIALÉTICO. A METODOLOGIA CORRESPONDE NA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA, QUE TEM COMO BASE A TÉCNICA DO CÍRCULO HERMENÊUTICO DIALÉTICO, A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E ABRANGE CINCO SUJEITOS DE PERÍODOS DISTINTOS E QUE AINDA NÃO TIVERAM CONTATO COM A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL, NA QUAL ESTUDA-SE O CONCEITO COM MAIS PROFUNDIDADE. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE NO MOMENTO QUE DEFINE-SE O CONCEITO INDIVIDUAL É MAIS COMPLICADO E MAIS SUCINTO, DOS EQUÍVOCOS E GENERALIZAÇÕES. E A PARTIR DO MOMENTO EM QUE TODOS OS PARTICIPANTES SE REÚNEM, FICA MAIS CLARO O CONCEITO, ALÉM DA INTERAÇÃO QUE É RELEVANTE PARA UMA MELHOR CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.