Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA EM ANÁLISE DE ERRO

Palavra-chaves: ALUNOS, PROFESSOR, ANÁLISES DE ERROS, PROBLEMAS ENVOLVENDO GRÁFICO Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
0 of 0
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56668 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 278 "inscrito_id" => 1836 "titulo" => "CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA EM ANÁLISE DE ERRO" "resumo" => "A ESCOLHA DESSE TEMA SE DEU, PELO FATO DE QUE TRAZER À TONA PROBLEMA ENVOLVENDO COMPREENSÃO MATEMÁTICA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS QUE MINISTRAMOS A DISCIPLINA. UMA VEZ QUE, ESSA DIFERENÇA SERÁ DE GRANDE VALIA PARA OS ATORES ENVOLVIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. O OBJETIVO DA PESQUISA É ANALISAR ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II AO RESOLVEREM PROBLEMAS ENVOLVENDO COMPREENSÃO GRÁFICA. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI REALIZADA SEGUNDO A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ERROS (CURY, 2007), BASEADA EM BARDIN (1979). O PÚBLICO ALVO DESSA PESQUISA SÃO AS TURMAS DO 8° E 9° ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALICE DE MELO VIANA, LOCALIZADO NO DISTRITO DE RUA NOVA – BELÉM/PB. PARTICIPARAM DA PESQUISA, 50 ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NESTA INSTITUIÇÃO. A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A 1A ETAPA TRABALHOU PROBLEMAS OBJETIVOS ENVOLVENDO COMPREENSÃO GRÁFICA (CG); JÁ O SEGUNDO MOMENTO FOI SOLICITADO PARA OS ALUNOS IDENTIFICAREM QUAIS PROBLEMAS ENVOLVIAM CG. OS RESULTADOS ANALISADOS DEMONSTRAM QUE O ALUNO NÃO SABE DIFERENCIAR QUANDO UM PROBLEMA FAZ MENÇÃO À COMPREENSÃO MATEMÁTICA. E POR ELE NÃO SABER TAL DIFERENÇA, UTILIZA DE FORMA EQUIVOCADA O ENTE MATEMÁTICO, PENSANDO DE FORMA INTUITIVA QUE ESTÁ SE EXPRESSANDO DE FORMA CORRETA PARA O RECEPTOR. É COMANDO DE PROBLEMAS QUE REMETEM AO CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA. PORTANTO, ESSA É FORMA QUE O EMISSOR ENCONTROU, PARA SE COMUNICAR EM TERRITÓRIO NACIONAL COM RECEPTOR, QUE O PROBLEMA MENCIONA O CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA.A ESCOLHA DESSE TEMA SE DEU, PELO FATO DE QUE TRAZER À TONA PROBLEMA ENVOLVENDO COMPREENSÃO MATEMÁTICA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS QUE MINISTRAMOS A DISCIPL" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ALUNOS, PROFESSOR, ANÁLISES DE ERROS, PROBLEMAS ENVOLVENDO GRÁFICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1836_30062019103720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NATAN" "autor_email" => "natan_gomes_uepb@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56668 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 278 "inscrito_id" => 1836 "titulo" => "CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA EM ANÁLISE DE ERRO" "resumo" => "A ESCOLHA DESSE TEMA SE DEU, PELO FATO DE QUE TRAZER À TONA PROBLEMA ENVOLVENDO COMPREENSÃO MATEMÁTICA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS QUE MINISTRAMOS A DISCIPLINA. UMA VEZ QUE, ESSA DIFERENÇA SERÁ DE GRANDE VALIA PARA OS ATORES ENVOLVIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. O OBJETIVO DA PESQUISA É ANALISAR ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II AO RESOLVEREM PROBLEMAS ENVOLVENDO COMPREENSÃO GRÁFICA. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI REALIZADA SEGUNDO A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ERROS (CURY, 2007), BASEADA EM BARDIN (1979). O PÚBLICO ALVO DESSA PESQUISA SÃO AS TURMAS DO 8° E 9° ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALICE DE MELO VIANA, LOCALIZADO NO DISTRITO DE RUA NOVA – BELÉM/PB. PARTICIPARAM DA PESQUISA, 50 ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NESTA INSTITUIÇÃO. A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A 1A ETAPA TRABALHOU PROBLEMAS OBJETIVOS ENVOLVENDO COMPREENSÃO GRÁFICA (CG); JÁ O SEGUNDO MOMENTO FOI SOLICITADO PARA OS ALUNOS IDENTIFICAREM QUAIS PROBLEMAS ENVOLVIAM CG. OS RESULTADOS ANALISADOS DEMONSTRAM QUE O ALUNO NÃO SABE DIFERENCIAR QUANDO UM PROBLEMA FAZ MENÇÃO À COMPREENSÃO MATEMÁTICA. E POR ELE NÃO SABER TAL DIFERENÇA, UTILIZA DE FORMA EQUIVOCADA O ENTE MATEMÁTICO, PENSANDO DE FORMA INTUITIVA QUE ESTÁ SE EXPRESSANDO DE FORMA CORRETA PARA O RECEPTOR. É COMANDO DE PROBLEMAS QUE REMETEM AO CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA. PORTANTO, ESSA É FORMA QUE O EMISSOR ENCONTROU, PARA SE COMUNICAR EM TERRITÓRIO NACIONAL COM RECEPTOR, QUE O PROBLEMA MENCIONA O CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA.A ESCOLHA DESSE TEMA SE DEU, PELO FATO DE QUE TRAZER À TONA PROBLEMA ENVOLVENDO COMPREENSÃO MATEMÁTICA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS QUE MINISTRAMOS A DISCIPL" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ALUNOS, PROFESSOR, ANÁLISES DE ERROS, PROBLEMAS ENVOLVENDO GRÁFICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1836_30062019103720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NATAN" "autor_email" => "natan_gomes_uepb@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A ESCOLHA DESSE TEMA SE DEU, PELO FATO DE QUE TRAZER À TONA PROBLEMA ENVOLVENDO COMPREENSÃO MATEMÁTICA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS QUE MINISTRAMOS A DISCIPLINA. UMA VEZ QUE, ESSA DIFERENÇA SERÁ DE GRANDE VALIA PARA OS ATORES ENVOLVIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. O OBJETIVO DA PESQUISA É ANALISAR ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II AO RESOLVEREM PROBLEMAS ENVOLVENDO COMPREENSÃO GRÁFICA. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI REALIZADA SEGUNDO A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ERROS (CURY, 2007), BASEADA EM BARDIN (1979). O PÚBLICO ALVO DESSA PESQUISA SÃO AS TURMAS DO 8° E 9° ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALICE DE MELO VIANA, LOCALIZADO NO DISTRITO DE RUA NOVA – BELÉM/PB. PARTICIPARAM DA PESQUISA, 50 ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NESTA INSTITUIÇÃO. A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A 1A ETAPA TRABALHOU PROBLEMAS OBJETIVOS ENVOLVENDO COMPREENSÃO GRÁFICA (CG); JÁ O SEGUNDO MOMENTO FOI SOLICITADO PARA OS ALUNOS IDENTIFICAREM QUAIS PROBLEMAS ENVOLVIAM CG. OS RESULTADOS ANALISADOS DEMONSTRAM QUE O ALUNO NÃO SABE DIFERENCIAR QUANDO UM PROBLEMA FAZ MENÇÃO À COMPREENSÃO MATEMÁTICA. E POR ELE NÃO SABER TAL DIFERENÇA, UTILIZA DE FORMA EQUIVOCADA O ENTE MATEMÁTICO, PENSANDO DE FORMA INTUITIVA QUE ESTÁ SE EXPRESSANDO DE FORMA CORRETA PARA O RECEPTOR. É COMANDO DE PROBLEMAS QUE REMETEM AO CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA. PORTANTO, ESSA É FORMA QUE O EMISSOR ENCONTROU, PARA SE COMUNICAR EM TERRITÓRIO NACIONAL COM RECEPTOR, QUE O PROBLEMA MENCIONA O CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.