A BIOQUÍMICA NUTRICIONAL COM O ENSINO E PESQUISA É UMA ALTERNATIVA QUE PROVOCA DISCUSSÕES CONTEXTUALIZADAS, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS EM AULAS PRÁTICAS E MOTIVAÇÃO DOS EDUCANDOS. O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TEM OBEDECIDO UMA METODOLOGIA TRADICIONAL, COM UMA BASE TEÓRICA, UTILIZANDO A AULA DIALOGADA, COM POUCOS RECURSOS, DIMINUINDO O INTERESSE E ENTENDIMENTO DOS ALUNOS. ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL PODEM SER DESENVOLVIDAS, UTILIZANDO MATERIAL BAIXO DE CUSTO, PROPORCIONANDO UMA INTERAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL E AVALIÁ-LA COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO SE TRATA DE UMA PESQUISA-AÇÃO, QUANTO A ABORDAGEM, AS TÉCNICAS UTILIZADAS FORAM QUALITATIVA E QUANTITATIVA, COM ANÁLISE DE CONTEÚDO, ANÁLISE DE DISCURSO E DADOS NUMÉRICOS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM ALUNOS DE DUAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BARREIRA, CEARÁ. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ANTERIOR E APÓS A PRÁTICA EXPERIMENTAL, PARA AVERIGUAR SE USO DE AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM. PERCEBEU-SE, ATRAVÉS DAS ANÁLISES REALIZADAS, QUE A AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE NO APRENDIZADO, ALÉM DE POSSIBILITAR QUE O ALUNO MODIFIQUE A POSTURA DE MERO EXPECTADOR PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE EM TODAS AS ETAPAS DE SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, A PRÁTICA EXPERIMENTAL INSTIGA A PARTICIPAÇÃO, AO DIÁLOGO DURANTE AS AULAS COM PROFESSORES, A INTERAÇÃO COM OS DEMAIS COLEGAS, TORNANDO O ENSINO MUITO MAIS EFETIVO E DINÂMICO.