A PRESENTE PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE REALIZAR UMA ANÁLISE REFLEXIVA DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS EXISTENTES EM ANAIS DE CONGRESSOS DE EDUCAÇÃO VOLTADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS. A EDUCAÇÃO DEVE SER INCLUSIVA E PROMOVER PROCEDIMENTOS PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM OCORRA DA MELHOR MANEIRA. A INSERÇÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS É CADA VEZ MAIOR GRAÇAS A POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS CRIADAS A ESSE GRUPO QUE TEM UM LONGO HISTÓRICO DE EXCLUSÃO. PROPOSTAS INOVADORAS E EMANCIPADORAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SE CONFIGURAM COMO UM SUPORTE PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. AO REALIZAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FORAM OBTIDOS COMO RESULTADOS PROPOSTAS DE JOGOS DIDÁTICOS, MODELOS DIDÁTICOS, USO DE IMAGENS, BENEFÍCIOS DE ATUAÇÃO DE INTÉRPRETES, USO DE CLASSIFICADORES, ENTRE OUTROS. ASSIM COMO RELATOS DE EXPERIÊNCIAS QUE PROMOVERAM DISCUSSÕES, CONTRIBUINDO PARA COM O ENSINO AOS SURDOS. CONCLUI-SE QUE ARTIFÍCIOS QUE AUXILIEM O PROFESSOR NA SUA PRÁTICA INCLUSIVA PARA ALUNOS SURDOS OCORREM EM CONGRESSOS BRASILEIROS DE EDUCAÇÃO E ENSINO, APESAR DE POUCOS EM TERMOS QUANTITATIVOS, CONTUDO É POSSÍVEL OBSERVAR UM CRESCIMENTO DE TAIS ABORDAGENS NOS ÚLTIMOS CINCOS ANOS. DESSA FORMA, O ARCABOUÇO TEÓRICO CONSOLIDADO NOS ANAIS DOS CONGRESSOS ANALISADOS PODE ATUAR COMO BASE DE BUSCA PARA PROFESSORES NA TENTATIVA DE PROPOR MELHORES CONDIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES SURDOS.