O ABANDONO ESCOLAR É UM PROBLEMA QUE ATINGE TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. DESTA FORMA MUITAS POLÍTICAS PÚBLICAS VÃO SURGINDO COM O INTUITO DE DIMINUIR OU ATÉ MESMO SOLUCIONAR ESTA ADVERSIDADE, PORÉM EM MUITAS VEZES NEM SEMPRE TEM OBTIDO ÊXITO. ESTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA ANALISAR A ATUAÇÃO DA GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE) AO QUE SE REFERE AO ABANDONO ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS DA ZONA LESTE II DO MUNICÍPIO DE MANAUS – AM, NOS PERÍODOS DE 2010 A 2017. PARA ESTA ANÁLISE FORAM UTILIZADOS OS DADOS BRUTOS DE ALUNOS DESISTENTES DE CADA ESCOLA, UTILIZANDO O SISTEMA SIGEAM, PARA ISSO FEZ-SE NECESSÁRIO UMA PESQUISA DE CAMPO EM CADA ESCOLA PARTICIPANTE. OS RESULTADOS SE APRESENTARAM SATISFATÓRIOS NO PERÍODO DE 2013 A 2017, PERÍODO APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA GIDE NAS ESCOLAS.