A UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PARA
UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56429 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1010 "inscrito_id" => 1551 "titulo" => """ A UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PARA \r\n UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO """ "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO. NOS ÚLTIMOS ANOS, FOI NOTÓRIO OBSERVAR QUE A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA TÊM SIDO POUCO EXPLORADAS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. TAL FATO PODE SER EXPLICADO POR ALGUMAS RAZÕES COMO: AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO, O DESPREPARO DE ALGUNS PROFESSORES E A DIFICULDADE DE ABORDAR TAL CONTEÚDO PELO FATO DE SAIR UM POUCO DO SENSO COMUM. DIANTE DO EXPOSTO, SERIA POSSÍVEL UTILIZAR TRECHOS DE FILMES CINEMATOGRÁFICOS QUE ENVOLVEM A DILATAÇÃO DO TEMPO PARA O ESTUDO DA RELATIVIDADE? BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL, A PROPOSTA SERIA REALIZADA ATRAVÉS DE UM MINICURSO, CONTENDO CINCO ETAPAS: 1ª) ETAPA É O PRÉ-TESTE: RESPONSÁVEL POR IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS; 2ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DOS ORGANIZADORES PRÉVIOS; 3ª) ETAPA: APRESENTAÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM; 4ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DO ORGANIZADOR EXPLICATIVO EM FORMA DE MAPAS CONCEITUAIS; 5ª) ETAPA É A APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE E A AVALIAÇÃO DO CURSO. APÓS A APLICAÇÃO DO MINICURSO PROPOSTO ESPERA-SE QUE O ALUNO COMPREENDA O FENÔMENO DA DILATAÇÃO DO TEMPO SENDO CAPAZ DE IDENTIFICAR QUE A MAIORIA DAS CENAS DE FILMES ENVOLVENDO VIAGEM NO TEMPO ESTÁ EM DESACORDO COM A TEORIA E MOTIVANDO-O A CONHECER APLICAÇÕES DA RELATIVIDADE RESTRITA NA ATUALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "RELATIVIDADE RESTRITA, FÍSICA MODERNA, FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA2_ID1551_01082019213638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO VITOR FREITAS GUEDES" "autor_nome_curto" => "HUGO GUEDES" "autor_email" => "hugo-fg2011@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN-CAMPUS JOÃO CÂMARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56429 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1010 "inscrito_id" => 1551 "titulo" => """ A UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PARA \r\n UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO """ "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO. NOS ÚLTIMOS ANOS, FOI NOTÓRIO OBSERVAR QUE A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA TÊM SIDO POUCO EXPLORADAS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. TAL FATO PODE SER EXPLICADO POR ALGUMAS RAZÕES COMO: AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO, O DESPREPARO DE ALGUNS PROFESSORES E A DIFICULDADE DE ABORDAR TAL CONTEÚDO PELO FATO DE SAIR UM POUCO DO SENSO COMUM. DIANTE DO EXPOSTO, SERIA POSSÍVEL UTILIZAR TRECHOS DE FILMES CINEMATOGRÁFICOS QUE ENVOLVEM A DILATAÇÃO DO TEMPO PARA O ESTUDO DA RELATIVIDADE? BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL, A PROPOSTA SERIA REALIZADA ATRAVÉS DE UM MINICURSO, CONTENDO CINCO ETAPAS: 1ª) ETAPA É O PRÉ-TESTE: RESPONSÁVEL POR IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS; 2ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DOS ORGANIZADORES PRÉVIOS; 3ª) ETAPA: APRESENTAÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM; 4ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DO ORGANIZADOR EXPLICATIVO EM FORMA DE MAPAS CONCEITUAIS; 5ª) ETAPA É A APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE E A AVALIAÇÃO DO CURSO. APÓS A APLICAÇÃO DO MINICURSO PROPOSTO ESPERA-SE QUE O ALUNO COMPREENDA O FENÔMENO DA DILATAÇÃO DO TEMPO SENDO CAPAZ DE IDENTIFICAR QUE A MAIORIA DAS CENAS DE FILMES ENVOLVENDO VIAGEM NO TEMPO ESTÁ EM DESACORDO COM A TEORIA E MOTIVANDO-O A CONHECER APLICAÇÕES DA RELATIVIDADE RESTRITA NA ATUALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "RELATIVIDADE RESTRITA, FÍSICA MODERNA, FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA2_ID1551_01082019213638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO VITOR FREITAS GUEDES" "autor_nome_curto" => "HUGO GUEDES" "autor_email" => "hugo-fg2011@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN-CAMPUS JOÃO CÂMARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }