Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ARTE COMO ELEMENTO DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE VIVÊNCIAS EM ESCOLA ESTADUAL DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56345
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 326
    "titulo" => "A ARTE COMO ELEMENTO DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE VIVÊNCIAS EM ESCOLA ESTADUAL DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "É FATO QUE HÁ DIVERSOS PROBLEMAS NA QUALIDADE DO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS, SEJAM PÚBLICAS OU PRIVADAS. VÁRIOS ESTUDOS SÃO PUBLICADOS RELACIONANDO QUE O PERFIL DOS PROFESSORES CONTRIBUI PARA AS PRÁTICAS TRADICIONAIS E DESCONTEXTUALIZADAS. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ABORDAGEM TRIANGULAR TÊM EM COMUM A PRÁTICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO, E CORRESPONDE A UMA POSSIBILIDADE DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA OS DOCENTES EM FÍSICA. O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER E DOCUMENTAR A OBSERVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PERNAMBUCO, LOCALIZADA NA CIDADE DO RECIFE. PARA ALCANÇAR O PROPÓSITO,  BUSCAMOS ORIENTAR NOSSO TRABALHO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E NA ABORDAGEM TRIANGULAR, ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA FOI QUALITATIVA DE CARÁTER DESCRITIVO, O QUE FACILITA UM MELHOR DIAGNÓSTICO DOS ACONTECIMENTOS DAS SALAS DE AULA. AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS ENTRE FEVEREIRO DE 2017 E OUTUBRO DE 2018 E REGISTRADAS EM UM RELATÓRIO. AS REGÊNCIAS E O PROJETO DE INTERVENÇÃO FORAM REALIZADOS DE FEVEREIRO DE 2018 ATÉ OUTUBRO DE 2018; NO ANO DE 2017, FORAM REALIZADAS APENAS AS OBSERVAÇÕES DA ESCOLA, COMO GESTÃO E SALAS DE AULA. A ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS NOS APONTOU RESULTADOS DE QUE SE MANTÊM FORTEMENTE O ENSINO TRADICIONAL, PAUTADO EM MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E DESCONTEXTUALIZAÇÕES, PRECISANDO INVESTIR MAIS EM METODOLOGIAS QUE POSSAM APROXIMAR OS DIVERSOS TIPOS DE ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA2_ID326_28062019105726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS DE ASSIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS ASSIS"
    "autor_email" => "viniciusassisilva@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56345
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 326
    "titulo" => "A ARTE COMO ELEMENTO DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE VIVÊNCIAS EM ESCOLA ESTADUAL DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "É FATO QUE HÁ DIVERSOS PROBLEMAS NA QUALIDADE DO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS, SEJAM PÚBLICAS OU PRIVADAS. VÁRIOS ESTUDOS SÃO PUBLICADOS RELACIONANDO QUE O PERFIL DOS PROFESSORES CONTRIBUI PARA AS PRÁTICAS TRADICIONAIS E DESCONTEXTUALIZADAS. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ABORDAGEM TRIANGULAR TÊM EM COMUM A PRÁTICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO, E CORRESPONDE A UMA POSSIBILIDADE DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA OS DOCENTES EM FÍSICA. O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER E DOCUMENTAR A OBSERVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PERNAMBUCO, LOCALIZADA NA CIDADE DO RECIFE. PARA ALCANÇAR O PROPÓSITO,  BUSCAMOS ORIENTAR NOSSO TRABALHO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E NA ABORDAGEM TRIANGULAR, ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA FOI QUALITATIVA DE CARÁTER DESCRITIVO, O QUE FACILITA UM MELHOR DIAGNÓSTICO DOS ACONTECIMENTOS DAS SALAS DE AULA. AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS ENTRE FEVEREIRO DE 2017 E OUTUBRO DE 2018 E REGISTRADAS EM UM RELATÓRIO. AS REGÊNCIAS E O PROJETO DE INTERVENÇÃO FORAM REALIZADOS DE FEVEREIRO DE 2018 ATÉ OUTUBRO DE 2018; NO ANO DE 2017, FORAM REALIZADAS APENAS AS OBSERVAÇÕES DA ESCOLA, COMO GESTÃO E SALAS DE AULA. A ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS NOS APONTOU RESULTADOS DE QUE SE MANTÊM FORTEMENTE O ENSINO TRADICIONAL, PAUTADO EM MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E DESCONTEXTUALIZAÇÕES, PRECISANDO INVESTIR MAIS EM METODOLOGIAS QUE POSSAM APROXIMAR OS DIVERSOS TIPOS DE ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA2_ID326_28062019105726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS DE ASSIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS ASSIS"
    "autor_email" => "viniciusassisilva@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

É FATO QUE HÁ DIVERSOS PROBLEMAS NA QUALIDADE DO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS, SEJAM PÚBLICAS OU PRIVADAS. VÁRIOS ESTUDOS SÃO PUBLICADOS RELACIONANDO QUE O PERFIL DOS PROFESSORES CONTRIBUI PARA AS PRÁTICAS TRADICIONAIS E DESCONTEXTUALIZADAS. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ABORDAGEM TRIANGULAR TÊM EM COMUM A PRÁTICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO, E CORRESPONDE A UMA POSSIBILIDADE DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA OS DOCENTES EM FÍSICA. O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER E DOCUMENTAR A OBSERVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PERNAMBUCO, LOCALIZADA NA CIDADE DO RECIFE. PARA ALCANÇAR O PROPÓSITO, BUSCAMOS ORIENTAR NOSSO TRABALHO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E NA ABORDAGEM TRIANGULAR, ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA FOI QUALITATIVA DE CARÁTER DESCRITIVO, O QUE FACILITA UM MELHOR DIAGNÓSTICO DOS ACONTECIMENTOS DAS SALAS DE AULA. AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS ENTRE FEVEREIRO DE 2017 E OUTUBRO DE 2018 E REGISTRADAS EM UM RELATÓRIO. AS REGÊNCIAS E O PROJETO DE INTERVENÇÃO FORAM REALIZADOS DE FEVEREIRO DE 2018 ATÉ OUTUBRO DE 2018; NO ANO DE 2017, FORAM REALIZADAS APENAS AS OBSERVAÇÕES DA ESCOLA, COMO GESTÃO E SALAS DE AULA. A ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS NOS APONTOU RESULTADOS DE QUE SE MANTÊM FORTEMENTE O ENSINO TRADICIONAL, PAUTADO EM MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E DESCONTEXTUALIZAÇÕES, PRECISANDO INVESTIR MAIS EM METODOLOGIAS QUE POSSAM APROXIMAR OS DIVERSOS TIPOS DE ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.