DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA À UM PACIENTE IDOSO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REALIZADO EM 2017. TRATA-SE DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM IDOSO EM PÓS-CIRÚRGICO TARDIO DE TROCA VALVAR MITRAL E AÓRTICA. COMO DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PARA O PACIENTE FORAM OBTIDOS: DISPOSIÇÃO PARA CONTROLE DA SAÚDE MELHORADO EVIDENCIADO POR EXPRESSÃO DE DESEJO DE MORAR AS ESCOLHAS DA VIDA PARA ALCANCAR METAS E EXPRESÃO DE DEJESO DE MELHORAR O CONTROLE DE FATORES DE RISCO E ANSIEDADE RELACIONADO A POR ABUSO DE SUBSTÂNCIAS (ÁLCOOL) E CONFLITOS SOBRE METAS DE VIDA EVIDENCIADO POR PREOCUPAÇÕES EM RAZÃO DE MUDANÇAS EM EVENTOS DA VIDA, APREENSÃO, NERVOSISMO E SOFRIMENTO. OBSERVA-SE QUE AMBOS DIAGNOSTICOS ESTÃO VOLTADO PARA AS NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS DO IDOSO E NÃO PARA AS NECESSIDADES PSICOBIOLÓGICAS. COMO RESULTADO DE ENFERMAGEM ESPERAVA-SE O COMPORTAMENTO DE SUSPENSÃO DO ABUSO DE ÁLCOOL. APÓS IMPLEMENTAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM O PACIENTE APRESENTOU AUMENTO DOS ESCORES DE AVALIAÇÃO. A EXPERIÊNCIA PROPORCIONOU APRENDIZADO NO CUIDADO EM CARDIOLOGIA AO PACIENTE IDOSO, EM ESPECIAL SUBMETIDO A CIRURGIA CARDÍACA, POSSIBILITANDO A EXERCERMOS UMA ASSISTÊNCIA INTEGRAL POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS. CONCLUI-SE QUE ESTE TIPO DE EXPERIÊNCIA MUITO CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, COMO REAFIRMAÇÃO A NECESSIDADE DO DO JULGAMENTO DIAGNOSTICO E CLINICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM.