O presente texto tem por finalidade debater as influências do Ensino de História na aprendizagem e sua contribuição na construção da identidade social do aluno, tendo como base as informações fornecidas pelos PCN’S (Parâmetros Curriculares Nacionais) da disciplina de História e Geografia, sendo que o mesmo fornece subsídios fundamentais aos educadores do ensino fundamental no processo de ensino- aprendizagem, além de propor que as escolas públicas cumpram seu papel na formação pessoal e social do individuo. Objetivamos, assim, analisar desse artigo a importância do ensino de História na construção do conhecimento de homem e de mundo, levando em consideração os valores sociais, étnicos, políticos e culturais. Partindo dessa ideia, compreender que o contexto social da educação, envolve os fatores cognitivos, afetivos e sociais, sendo esses essenciais para uma sociedade que busca construir a identidade sócio-cultural do sujeito, enquanto ser histórico. Ressaltando, ainda a complexidade da educação na aquisição do conhecimento, principalmente no que se refere ao Ensino de História, no qual enfatiza ações passadas, presentes e futuras que estão intrinsecamente relacionadas ao homem.