SAMPAIO, Miliana Augusta Pereira. Envelhecimento e aposentadoria na docência. Anais VI CIEH... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/53549>. Acesso em: 22/12/2024 23:44
A aposentadoria É um marco de transiÇÃo na vida do indivÍduo, frente aos novos desafios que serÃo vivenciados. Neste Ínterim, o crescente envelhecimento da populaÇÃo tem gerado profundas transformaÇÕes na sociedade, despertando interesse para o desenvolvimento de iniciativas voltadas ao envelhecer. O presente estudo tem por objetivo analisar a percepÇÃo dos professores da EducaÇÃo Infantil e do Ensino Fundamental da cidade de Araguatins – TO, no ano de 2018, sobre a multidimensionalidade que envolve a aposentadoria. A pesquisa classifica-se em bibliogrÁfica, com o prisma analÍtico, de carÁter exploratÓrio e dimensÃo explicativa com a abordagem qualitativa, buscando compreender o significado particular atribuÍdo pelos prÓprios protagonistas aos fatos investigados, a anÁlise de valores e princÍpios, a classificaÇÃo de conceitos e a interpretaÇÃo do sentido dos diferentes conteÚdos. Como instrumento de coleta de dados, utiliza-se um roteiro de entrevista semiestruturada. A amostra da pesquisa É composta por cinco professores dos sistemas municipal e estadual de ensino de Araguatins – TO. Para a anÁlise dos dados, utilizou-se a tÉcnica de anÁlise de conteÚdo. Como produto final, propÕe-se a apresentaÇÃo de elementos metodolÓgicos, os quais, norteiam a elaboraÇÃo de uma proposta metodolÓgica multidimensional de implantaÇÃo do Programa de PreparaÇÃo Para Aposentadoria (PPA) para os docentes dos sistemas de ensino municipal e estadual.