A pedagogia do esporte É uma ciÊncia que estuda e aplica diversas possibilidades dentro da
interaÇÃo do esporte com o praticante, envolvendo-se de modo facilitador e ao mesmo tempo
desafiador, sendo um instrumento que aguÇa a aprendizagem atravÉs das necessidades prÓprias e
provocadoras da modalidade que se estÁ À praticar, buscando sempre respeitar as caracterÍsticas de
cada aluno, proporcionando aulas lÚdicas, descontraÍdas e prazerosas, deixando de lado a ideia de
performance e resultados a curto prazo. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiÊncia da
utilizaÇÃo da pedagogia do esporte como metodologia para a iniciaÇÃo nas modalidades futsal e
basquetebol em um projeto social. Este estudo trata-se de um relato de experiÊncia expondo a
capacidade de utilizar a metodologia da pedagogia do esporte como ferramenta para a construÇÃo de
saberes relacionados a iniciaÇÃo de alunos nas modalidades futsal e basquetebol no Projeto Esporte
Para Aprender na cidade de Manduri – SP. O projeto buscou levar a oportunidade aos alunos da
rede municipal de ensino a vivenciarem as modalidades atravÉs dos valores Éticos e morais, aliados
ao sentimento de cooperaÇÃo e amizade proposto pelo esporte coletivo, ressaltando caracterÍsticas
como respeito e responsabilidade, consciÊncia participativa e cooperativa desenvolvendo a
caracterÍstica do jogar pela diversÃo, deixando de lado a cobranÇa por resultado a qualquer custo no
que se refere a competiÇÃo desportiva, tornando obrigatÓrio que a crianÇa obtenha o melhor
resultado em competiÇÕes, acarretando em circunstÂncia de que nÃo haveria necessidade da
competitividade exagerada em ocasiÕes sem necessidade, pois desenvolvem a falsa ilusÃo de que
derrota É sinÔnimo de fracasso e vitÓria É sinÔnimo de sucesso, que em diversas vezes sÃo impostas
precocemente em crianÇas e adolescentes, deixando de lado a satisfaÇÃo de participar de uma
modalidade esportiva, que deve ser um processo de aprendizagem continua, tornando mais
satisfatÓrio participar de jogos e brincadeiras relacionados as modalidades. O relato nos mostra que
a pedagogia do esporte É um mecanismo positivo no caminho de se alcanÇar os objetivos do projeto,
pois nas avaliaÇÕes por meio de observaÇÕes extraÍdas nas aulas constatou-se uma clara evoluÇÃo na
participaÇÃo dos alunos e alunas nas atividades do projeto e escolares, preparando-as para diferentes
desafios do jogo, reafirmando a cooperaÇÃo, participaÇÃo, vivÊncia de equipe e valores que devem
estar presentes na sociedade.