AO ANALISAR O LAZER É POSSÍVEL OBSERVAR QUE SUAS PRÁTICAS E CONCEITO SÃO COMPLEXOS E MUITAS VEZES
MAL COMPREENDIDOS DENTRO DA DINÂMICA SOCIAL E ESCOLAR E RESGATAR AS PRÁTICAS DO LAZER NAS AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES CRÍTICA NO CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL COM A FINALIDADE
DE DESMISTIFICAR O LAZER COMO ALGO QUE SE PAGA PARA TER, OBJETIVO QUE LEVANTAMOS NESSE TRABALHO DE
COMPREENDER ATRAVÉS DAS FALAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA DISCIPLINA QUE
VISA À CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO E A OPORTUNIDADE DE DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS,
MEDIANTE AS PEQUENAS ATIVIDADES E ATRIBUÍDAS A UMA METODOLOGIA DE TRABALHO DE AÇÃO
TRANSFORMADORA, POUCOS SÃO OS MOMENTOS QUE O LAZER É DISCUTIDO NA ESCOLA, POIS MUITAS VEZES É
CONFUNDIDO COM A FALTA DE ESPAÇOS, HORÁRIOS, CONTINGENTE HUMANO, RESUMINDO -SE O QUE A ESCOLA
PENSA SOBRE O LAZER: NADA OU QUASE NADA. ASSIM, TRAÇAMOS ALGUNS PONTOS PARA SEREM PESQUISADOS E
COLHEMOS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE ESSES ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PENSAM OU SABEM SOBRE LAZER.
UTILIZAMOS CINCO QUESTÕES PARA LEVANTAR DADOS E TENTAR COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE LAZER PARA CADA
ALUNO ENTREVISTADO: 1) O QUE É LAZER PARA VOCÊ? 2) QUE ATIVIDADES DA SUA VIDA COTIDIANA VOCÊ ELEGE
COMO LAZER? 3) ATIVIDADES DE LAZER INFLUENCIAM EM SUA QUALIDADE DE VIDA? 4) QUE TIPO DE AÇÕES
VOCÊ CONSIDERA NECESSÁRIAS PARA QUE AS PESSOAS TENHAM OPORTUNIDADE DE LAZER? 5) A ESCOLA QUE VOCÊ
ESTUDA OFERECE OPORTUNIDADES DE LAZER? SE SIM, QUAIS. DIANTE DA PERGUNTA O QUE SERIA LAZER,
ASSOCIARAM COMO TER O TEMPO LIVRE E MODALIDADES ESPORTIVAS. NA QUESTÃO QUE ATIVIDADE COTIDIANA
ELEGIA COMO LAZER, DISSERAM QUE CAMINHAR IR À PRAIA ENTRE OUTROS E A PRÁTICA DE ESPORTE MAIS UMA
VEZ. EM QUAIS AS ATIVIDADES DE LAZER QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DE VIDA, LEVANTARAM AS PRÁTICAS
ESPORTIVAS ASSOCIADAS À MELHORIA DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL. SOBRE AÇÕES QUE CONSIDERAVAM
NECESSÁRIAS PARA A OPORTUNIDADE DE LAZER, MUITOS CONDUZIRAM A IDEIA DE INFLUÊNCIA E MOTIVAÇÃO DA
PARTE DE ALGUÉM. E SE A ESCOLA OFERECE OPORTUNIDADES DE LAZER, CITAM AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E
QUE O PROFESSOR DESENVOLVE MODALIDADES QUE OFERECIAM LAZER ATRAVÉS DOS PROJETOS CLUBES E ELETIVAS
QUE ERAM ORGANIZADAS PELOS ALUNOS, POIS A ESCOLA FUNCIONA EM TEMPO INTEGRAL. APESAR DESSA ESCOLA E
PROFESSOR DESENVOLVER O LAZER, AS INTENCIONALIDADES NÃO SÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, CULTURAIS OU DE
PROPORCIONAR UM LAZER CONSCIENTE, ELE ESTÁ INTERLIGADO COM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA E PREENCHER OS
TEMPOS LIVRES DELES COM AS ATIVIDADES PARA QUE NÃO FIQUEM SEM TER O QUE FAZER. A RELAÇÃO LAZER NA
EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE IR ALÉM DO ENTRETENIMENTO, OBJETIVADO COMO UM DIREITO A SER ASSEGURADO A
TODOS OS CIDADÃOS, A PARTIR DE SEU AMPLO ASPECTO EDUCATIVO, CONTRIBUINDO O DESENVOLVIMENTO PESSOAL
E SOCIAL, INCLUSIVE COMO FATOR DE INCLUSÃO E DE CIDADANIA.