Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O RESGATE DO LAZER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: LAZER, EDUCAÇÃO FÍSICA, ATIVIDADES, ENSINO, ENSINO Tema Livre (TL) AT 06: Esporte e lazer
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52916
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 532
    "titulo" => "O RESGATE DO LAZER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => """
      AO ANALISAR O LAZER É POSSÍVEL OBSERVAR QUE SUAS PRÁTICAS E CONCEITO SÃO COMPLEXOS E MUITAS VEZES\r\n
      MAL COMPREENDIDOS DENTRO DA DINÂMICA SOCIAL E ESCOLAR E RESGATAR AS PRÁTICAS DO LAZER NAS AULAS DE\r\n
      EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES CRÍTICA NO CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL COM A FINALIDADE\r\n
      DE DESMISTIFICAR O LAZER COMO ALGO QUE SE PAGA PARA TER, OBJETIVO QUE LEVANTAMOS NESSE TRABALHO DE\r\n
      COMPREENDER ATRAVÉS DAS FALAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA DISCIPLINA QUE\r\n
      VISA À CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO E A OPORTUNIDADE DE DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS,\r\n
      MEDIANTE AS PEQUENAS ATIVIDADES E ATRIBUÍDAS A UMA METODOLOGIA DE TRABALHO DE AÇÃO\r\n
      TRANSFORMADORA, POUCOS SÃO OS MOMENTOS QUE O LAZER É DISCUTIDO NA ESCOLA, POIS MUITAS VEZES É\r\n
      CONFUNDIDO COM A FALTA DE ESPAÇOS, HORÁRIOS, CONTINGENTE HUMANO, RESUMINDO -SE O QUE A ESCOLA\r\n
      PENSA SOBRE O LAZER: NADA OU QUASE NADA. ASSIM, TRAÇAMOS ALGUNS PONTOS PARA SEREM PESQUISADOS E\r\n
      COLHEMOS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE ESSES ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PENSAM OU SABEM SOBRE LAZER.\r\n
      UTILIZAMOS CINCO QUESTÕES PARA LEVANTAR DADOS E TENTAR COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE LAZER PARA CADA\r\n
      ALUNO ENTREVISTADO: 1) O QUE É LAZER PARA VOCÊ? 2) QUE ATIVIDADES DA SUA VIDA COTIDIANA VOCÊ ELEGE\r\n
      COMO LAZER? 3) ATIVIDADES DE LAZER INFLUENCIAM EM SUA QUALIDADE DE VIDA? 4) QUE TIPO DE AÇÕES\r\n
      VOCÊ CONSIDERA NECESSÁRIAS PARA QUE AS PESSOAS TENHAM OPORTUNIDADE DE LAZER? 5) A ESCOLA QUE VOCÊ\r\n
      ESTUDA OFERECE OPORTUNIDADES DE LAZER? SE SIM, QUAIS. DIANTE DA PERGUNTA O QUE SERIA LAZER,\r\n
      ASSOCIARAM COMO TER O TEMPO LIVRE E MODALIDADES ESPORTIVAS. NA QUESTÃO QUE ATIVIDADE COTIDIANA\r\n
      ELEGIA COMO LAZER, DISSERAM QUE CAMINHAR IR À PRAIA ENTRE OUTROS E A PRÁTICA DE ESPORTE MAIS UMA\r\n
      VEZ. EM QUAIS AS ATIVIDADES DE LAZER QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DE VIDA, LEVANTARAM AS PRÁTICAS\r\n
      ESPORTIVAS ASSOCIADAS À MELHORIA DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL. SOBRE AÇÕES QUE CONSIDERAVAM\r\n
      NECESSÁRIAS PARA A OPORTUNIDADE DE LAZER, MUITOS CONDUZIRAM A IDEIA DE INFLUÊNCIA E MOTIVAÇÃO DA\r\n
      PARTE DE ALGUÉM. E SE A ESCOLA OFERECE OPORTUNIDADES DE LAZER, CITAM AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E\r\n
      QUE O PROFESSOR DESENVOLVE MODALIDADES QUE OFERECIAM LAZER ATRAVÉS DOS PROJETOS CLUBES E ELETIVAS\r\n
      QUE ERAM ORGANIZADAS PELOS ALUNOS, POIS A ESCOLA FUNCIONA EM TEMPO INTEGRAL. APESAR DESSA ESCOLA E\r\n
      PROFESSOR DESENVOLVER O LAZER, AS INTENCIONALIDADES NÃO SÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, CULTURAIS OU DE\r\n
      PROPORCIONAR UM LAZER CONSCIENTE, ELE ESTÁ INTERLIGADO COM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA E PREENCHER OS\r\n
      TEMPOS LIVRES DELES COM AS ATIVIDADES PARA QUE NÃO FIQUEM SEM TER O QUE FAZER. A RELAÇÃO LAZER NA\r\n
      EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE IR ALÉM DO ENTRETENIMENTO, OBJETIVADO COMO UM DIREITO A SER ASSEGURADO A\r\n
      TODOS OS CIDADÃOS, A PARTIR DE SEU AMPLO ASPECTO EDUCATIVO, CONTRIBUINDO O DESENVOLVIMENTO PESSOAL\r\n
      E SOCIAL, INCLUSIVE COMO FATOR DE INCLUSÃO E DE CIDADANIA.
      """
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer"
    "palavra_chave" => "LAZER, EDUCAÇÃO FÍSICA, ATIVIDADES, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA6_ID532_28042019195332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MACHADO RAMOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE MACHADO"
    "autor_email" => "cristiane.mramos@hotmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52916
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 532
    "titulo" => "O RESGATE DO LAZER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => """
      AO ANALISAR O LAZER É POSSÍVEL OBSERVAR QUE SUAS PRÁTICAS E CONCEITO SÃO COMPLEXOS E MUITAS VEZES\r\n
      MAL COMPREENDIDOS DENTRO DA DINÂMICA SOCIAL E ESCOLAR E RESGATAR AS PRÁTICAS DO LAZER NAS AULAS DE\r\n
      EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES CRÍTICA NO CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL COM A FINALIDADE\r\n
      DE DESMISTIFICAR O LAZER COMO ALGO QUE SE PAGA PARA TER, OBJETIVO QUE LEVANTAMOS NESSE TRABALHO DE\r\n
      COMPREENDER ATRAVÉS DAS FALAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA DISCIPLINA QUE\r\n
      VISA À CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO E A OPORTUNIDADE DE DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS,\r\n
      MEDIANTE AS PEQUENAS ATIVIDADES E ATRIBUÍDAS A UMA METODOLOGIA DE TRABALHO DE AÇÃO\r\n
      TRANSFORMADORA, POUCOS SÃO OS MOMENTOS QUE O LAZER É DISCUTIDO NA ESCOLA, POIS MUITAS VEZES É\r\n
      CONFUNDIDO COM A FALTA DE ESPAÇOS, HORÁRIOS, CONTINGENTE HUMANO, RESUMINDO -SE O QUE A ESCOLA\r\n
      PENSA SOBRE O LAZER: NADA OU QUASE NADA. ASSIM, TRAÇAMOS ALGUNS PONTOS PARA SEREM PESQUISADOS E\r\n
      COLHEMOS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE ESSES ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PENSAM OU SABEM SOBRE LAZER.\r\n
      UTILIZAMOS CINCO QUESTÕES PARA LEVANTAR DADOS E TENTAR COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE LAZER PARA CADA\r\n
      ALUNO ENTREVISTADO: 1) O QUE É LAZER PARA VOCÊ? 2) QUE ATIVIDADES DA SUA VIDA COTIDIANA VOCÊ ELEGE\r\n
      COMO LAZER? 3) ATIVIDADES DE LAZER INFLUENCIAM EM SUA QUALIDADE DE VIDA? 4) QUE TIPO DE AÇÕES\r\n
      VOCÊ CONSIDERA NECESSÁRIAS PARA QUE AS PESSOAS TENHAM OPORTUNIDADE DE LAZER? 5) A ESCOLA QUE VOCÊ\r\n
      ESTUDA OFERECE OPORTUNIDADES DE LAZER? SE SIM, QUAIS. DIANTE DA PERGUNTA O QUE SERIA LAZER,\r\n
      ASSOCIARAM COMO TER O TEMPO LIVRE E MODALIDADES ESPORTIVAS. NA QUESTÃO QUE ATIVIDADE COTIDIANA\r\n
      ELEGIA COMO LAZER, DISSERAM QUE CAMINHAR IR À PRAIA ENTRE OUTROS E A PRÁTICA DE ESPORTE MAIS UMA\r\n
      VEZ. EM QUAIS AS ATIVIDADES DE LAZER QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DE VIDA, LEVANTARAM AS PRÁTICAS\r\n
      ESPORTIVAS ASSOCIADAS À MELHORIA DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL. SOBRE AÇÕES QUE CONSIDERAVAM\r\n
      NECESSÁRIAS PARA A OPORTUNIDADE DE LAZER, MUITOS CONDUZIRAM A IDEIA DE INFLUÊNCIA E MOTIVAÇÃO DA\r\n
      PARTE DE ALGUÉM. E SE A ESCOLA OFERECE OPORTUNIDADES DE LAZER, CITAM AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E\r\n
      QUE O PROFESSOR DESENVOLVE MODALIDADES QUE OFERECIAM LAZER ATRAVÉS DOS PROJETOS CLUBES E ELETIVAS\r\n
      QUE ERAM ORGANIZADAS PELOS ALUNOS, POIS A ESCOLA FUNCIONA EM TEMPO INTEGRAL. APESAR DESSA ESCOLA E\r\n
      PROFESSOR DESENVOLVER O LAZER, AS INTENCIONALIDADES NÃO SÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, CULTURAIS OU DE\r\n
      PROPORCIONAR UM LAZER CONSCIENTE, ELE ESTÁ INTERLIGADO COM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA E PREENCHER OS\r\n
      TEMPOS LIVRES DELES COM AS ATIVIDADES PARA QUE NÃO FIQUEM SEM TER O QUE FAZER. A RELAÇÃO LAZER NA\r\n
      EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE IR ALÉM DO ENTRETENIMENTO, OBJETIVADO COMO UM DIREITO A SER ASSEGURADO A\r\n
      TODOS OS CIDADÃOS, A PARTIR DE SEU AMPLO ASPECTO EDUCATIVO, CONTRIBUINDO O DESENVOLVIMENTO PESSOAL\r\n
      E SOCIAL, INCLUSIVE COMO FATOR DE INCLUSÃO E DE CIDADANIA.
      """
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer"
    "palavra_chave" => "LAZER, EDUCAÇÃO FÍSICA, ATIVIDADES, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA6_ID532_28042019195332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MACHADO RAMOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE MACHADO"
    "autor_email" => "cristiane.mramos@hotmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

AO ANALISAR O LAZER É POSSÍVEL OBSERVAR QUE SUAS PRÁTICAS E CONCEITO SÃO COMPLEXOS E MUITAS VEZES MAL COMPREENDIDOS DENTRO DA DINÂMICA SOCIAL E ESCOLAR E RESGATAR AS PRÁTICAS DO LAZER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES CRÍTICA NO CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL COM A FINALIDADE DE DESMISTIFICAR O LAZER COMO ALGO QUE SE PAGA PARA TER, OBJETIVO QUE LEVANTAMOS NESSE TRABALHO DE COMPREENDER ATRAVÉS DAS FALAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA DISCIPLINA QUE VISA À CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO E A OPORTUNIDADE DE DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, MEDIANTE AS PEQUENAS ATIVIDADES E ATRIBUÍDAS A UMA METODOLOGIA DE TRABALHO DE AÇÃO TRANSFORMADORA, POUCOS SÃO OS MOMENTOS QUE O LAZER É DISCUTIDO NA ESCOLA, POIS MUITAS VEZES É CONFUNDIDO COM A FALTA DE ESPAÇOS, HORÁRIOS, CONTINGENTE HUMANO, RESUMINDO -SE O QUE A ESCOLA PENSA SOBRE O LAZER: NADA OU QUASE NADA. ASSIM, TRAÇAMOS ALGUNS PONTOS PARA SEREM PESQUISADOS E COLHEMOS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE ESSES ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PENSAM OU SABEM SOBRE LAZER. UTILIZAMOS CINCO QUESTÕES PARA LEVANTAR DADOS E TENTAR COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE LAZER PARA CADA ALUNO ENTREVISTADO: 1) O QUE É LAZER PARA VOCÊ? 2) QUE ATIVIDADES DA SUA VIDA COTIDIANA VOCÊ ELEGE COMO LAZER? 3) ATIVIDADES DE LAZER INFLUENCIAM EM SUA QUALIDADE DE VIDA? 4) QUE TIPO DE AÇÕES VOCÊ CONSIDERA NECESSÁRIAS PARA QUE AS PESSOAS TENHAM OPORTUNIDADE DE LAZER? 5) A ESCOLA QUE VOCÊ ESTUDA OFERECE OPORTUNIDADES DE LAZER? SE SIM, QUAIS. DIANTE DA PERGUNTA O QUE SERIA LAZER, ASSOCIARAM COMO TER O TEMPO LIVRE E MODALIDADES ESPORTIVAS. NA QUESTÃO QUE ATIVIDADE COTIDIANA ELEGIA COMO LAZER, DISSERAM QUE CAMINHAR IR À PRAIA ENTRE OUTROS E A PRÁTICA DE ESPORTE MAIS UMA VEZ. EM QUAIS AS ATIVIDADES DE LAZER QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DE VIDA, LEVANTARAM AS PRÁTICAS ESPORTIVAS ASSOCIADAS À MELHORIA DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL. SOBRE AÇÕES QUE CONSIDERAVAM NECESSÁRIAS PARA A OPORTUNIDADE DE LAZER, MUITOS CONDUZIRAM A IDEIA DE INFLUÊNCIA E MOTIVAÇÃO DA PARTE DE ALGUÉM. E SE A ESCOLA OFERECE OPORTUNIDADES DE LAZER, CITAM AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUE O PROFESSOR DESENVOLVE MODALIDADES QUE OFERECIAM LAZER ATRAVÉS DOS PROJETOS CLUBES E ELETIVAS QUE ERAM ORGANIZADAS PELOS ALUNOS, POIS A ESCOLA FUNCIONA EM TEMPO INTEGRAL. APESAR DESSA ESCOLA E PROFESSOR DESENVOLVER O LAZER, AS INTENCIONALIDADES NÃO SÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, CULTURAIS OU DE PROPORCIONAR UM LAZER CONSCIENTE, ELE ESTÁ INTERLIGADO COM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA E PREENCHER OS TEMPOS LIVRES DELES COM AS ATIVIDADES PARA QUE NÃO FIQUEM SEM TER O QUE FAZER. A RELAÇÃO LAZER NA EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE IR ALÉM DO ENTRETENIMENTO, OBJETIVADO COMO UM DIREITO A SER ASSEGURADO A TODOS OS CIDADÃOS, A PARTIR DE SEU AMPLO ASPECTO EDUCATIVO, CONTRIBUINDO O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL, INCLUSIVE COMO FATOR DE INCLUSÃO E DE CIDADANIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.