PRÁTICAS DE LABORATÓRIO EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA LEÔNIDAS MONTE- ABAETETUBA, PA Gabriela Rodrigues dos Santos1/gabrielarosans2@gmail.com.br/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Sirnoel José Quaresma Perna2/sirnoelquaresma@yahoo.com.br/ instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem Resumo O presente trabalho aborda a prática para o estudo dos protozoários que são organismos unicelulares que não produzem seu próprio alimento, cujo tamanho pode variar. A escolha dessa temática se justifica pelo fato das aulas experimentais serem importantes para que os alunos tenham bom aprendizado, principalmente na área da Biologia, pois somente neste tipo de aula eles utilizam materiais diferentes do comum, manuseando equipamentos e então percebendo fenômenos, como organismos que podem ser observados a olho nu ou com auxílio de microscópios, em aulas desse tipo os alunos testam experimentos e tem resultados, solucionando então problemas.(BEREZUK; INADA, 2010) Em alguns protozoários como as amebas, a membrana celular é maleável, de modo que conseguem mudar de forma, se alongando ou contraindo. Outros como os paramécios, têm revestimento bem consistente que define a forma típica do organismo. A maioria dos protozoários é aquática, vivendo em água doce, água salgada, regiões pantanosas, e terra molhada. Algumas espécies são parasitas, vivendo no interior do corpo de animais e em muitos casos provocando patologias. (MARTHO, [s.d.]) Dentro desta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi efetivar a didática usando microscópio simples na disciplina de Biologia durante o programa do PIBID, interferindo positivamente a visão dos alunos em relação ao conteúdo escolar, e provocando maior interesse por parte dos mesmos. Atualmente são muitas as formas de aplicar o conteúdo, sendo a aula prática uma das mais empregadas pelos professores, tanto para conseguir a atenção dos alunos, quanto para reforçar o conhecimento produzido na abordagem teórica em sala. Quando é apresentado aos alunos práticas dissemelhantes da forma tradicional é possível perceber maior participação por parte dos mesmos que sentem-se dispostos a conhecer o assunto. Embora nem todas as escolas disponham de laboratório, ou de todos os recursos, como é a realidade da maioria das escolas públicas brasileiras, foi possível realizar atividades que cativaram os alunos da mesma forma ou parecida, embora havendo ausência desse tipo de espaço e estrutura. A importância das atividades experimentais no ensino de Biologia (LEITE; SILVA; VAZ, 2005) é sem dúvida inquestionável, independentemente do local onde essas atividades são realizadas, deve-se primar por condições que resultem em um aprendizado significativo (DINIZ, 2015) como propõe a teoria de Ausubel e colaboradores, lançando bases para a compreensão humana construindo significados e caminhos para o entendimento desse aluno, somado ao seu conhecimento prévio.(TAVARES, 2003) Nesse estudo o local de realização da prática foi a Escola Estadual Leônidas Monte que encontrasse no município de Abaetetuba no estado do Pará realizada por uma aluna bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do Instituto Federal do Pará Campus Abaetetuba, sendo aplicada em uma turma do 3º ano do ensino médio, o material disposto foi produzido pela aluna em questão consistindo de uma "cruzadinha" , feita no programa de computador Word 2010 que consistia em quadrados dispostos lado a lado no qual seriam preenchidos com letras para formar palavras referentes aos conceitos estudados (MOURA et al., 2003), foi utilizada mesclagem deste jogo a uma prática de laboratório utilizando poucos materiais na própria sala de aula, visto que a escola não dispõe de laboratório próprio, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo e ainda revisar conceitos já estabelecidos. Realizou-se uma revisão sobre o Reino Protista, frisando a classe dos protozoários em sala com auxílio de datashow trazendo novamente alguns conceitos sobre o conteúdo estudado, orientações e vídeo, dando enfoque há alguns ciclos de doenças causadas por protozoários muito frequentes na região amazônica como Amebíase, Doença de Chagas, Leishmaniose e Malária. Algumas dúvidas foram esclarecidas e logo em seguida a turma foi dividida em trios para que realizassem a atividade em forma de jogo. Destinou-se para cada trio uma folha de papel A4 contendo a estrutura da cruzada dos protozoários e outra com frases sobre o assunto repassado contendo lacunas cuja as palavras que as completassem, possuíam o número de letras que se encaixaria nos locais específicos do jogo previamente enumeradas, e as palavras formadas ajudavam a formar novas palavras pertencentes a outras lacunas visto que uma continha letras em comum com as outra. Depois da interação entre os trios para completar o jogo e conversa sobre o assunto, por ordem de término da atividade de cada trio, realizou-se pôr fim a visualização de amostras de uma cultura de protozoários com auxílio de microscópio simples de propriedade da escola devidamente disposto na mesa do professor com lâmina já montada, para visualização de alguns representantes do Reino Protista. Ao término das atividades planejadas foi repassado a cada aluno para que respondessem de forma individual um questionário onde puderam deixar suas opiniões sobre a atividade e considerações de melhoria para a mesma. Dessa forma, como resultado dessa prática a partir da análise destes questionários foi possível ter respostas diretas dos alunos quanto a atividade realizada, onde foi possível perceber boa interação entre eles, maior interesse sobre o assunto, visto que houveram perguntas significativas por serem tratadas doenças comuns na região, tendo um número alto de pessoas que já adquiriram até mesmo familiares desses alunos. O jogo acabou por obter maior participação dos mesmos, por esse motivo sentiram-se mais propícios a realizá-lo, o olhar a partir do interesse desses alunos em relação a visualização das amostras utilizando microscópio foram as melhores possíveis já que muitos relataram nunca ter visualizado lâminas através de microscópio, sendo algo extremamente interessante, diferenciado e importante perante suas formações em âmbito escolar, embora infelizmente o número desse tipo de equipamento na escola em questão seja mínimo impossibilitando que todos os alunos utilizem. As aulas de laboratório funcionam como complementação as teorias possibilitando maior fixação do conteúdo a ela relacionado. Sabemos que as práticas desejadas são difíceis de acontecer, já que dependem de materiais e instrumentos que muitas escolas não possuem, além da motivação dos professores que podem dessa forma resgatar o interesse por maioria dos alunos e então realizar aulas similares utilizando materiais alternativos, a montagem do experimento tem que ser simples, para que então os mesmos consigam realizar com maior facilidade, é sem dúvida primordialmente necessária a motivação vinda do professor para que qualquer aula seja realizada com êxito. Palavras-chave: ensino de biologia, protozoários, aula prática Referências BEREZUK, P. A.; INADA, P. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 32, n. 2, 2010. DINIZ, R. O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO?: INFRA-ESTRUTURA E. n. February, 2015. LEITE, A. C. S.; SILVA, P. A. B.; VAZ, A. C. R. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Revista Ensaio, v. 7, n. 3, p. 166-181, 2005. MARTHO, A. E. Biologia dos organismos. [s.l: s.n.]. MOURA, M. R. D. B. et al. ATIVIDADE LÚDICA " CRUZADA DOS PROTOZOÁRIOS ": UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA . n. 2008, p. 2-7, 2003.