O PIBID NA ECI BURITY: OS PRIMEIROS SABERES E FAZERES
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52392 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2683 "inscrito_id" => 53019 "titulo" => "O PIBID NA ECI BURITY: OS PRIMEIROS SABERES E FAZERES" "resumo" => " Resumo O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar os primeiros saberes e fazeres oriundos de experiências educativas que estão acontecendo entre a Escola Estadual Cidadã Integral Professor Luiz Gonzaga Burity e Licenciandos do curso de Matemática do Campus IV - Litoral Norte - Rio Tinto da Universidade Federal da Paraíba, mediatizados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob a responsabilidade da Diretoria de Educação Básica Presencial - DEB da Capes. A opção pela pesquisa é justificada devido ao compromisso com a formação do professor que ensina matemática, pelo envolvimento no projeto e também pela curiosidade epistemológica frente ao cumprimento a um dos objetivos gerais do projeto que é de proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador, que visem a superação dos problemas do processo ensino-aprendizagem com base na inserção de resultados de pesquisas acadêmicas na prática escolar, buscando a evolução dos indicadores de desempenho escolar disponíveis. Primeiramente, foi realizada uma avaliação diagnóstica completa da escola considerando os seguintes eixos principais: o espaço escolar e o de aulas; a análise dos documentos escolares e a realização de entrevistas com os atores protagonistas da escola (alunos, professores e gestão escolar). No segundo momento, foi iniciado o plano de ação das atividades para o ano de 2018, previamente elaborado em conjunto pelos coordenadores, supervisor e alunos bolsistas/voluntários do programa e atuantes na ECI Burity, vislumbrando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de matemática e a formação inicial e continuada de professores. Em meados de agosto, foi elaborado do corrente ano, um plano de ação que apresentava em seu conteúdo didático o desenvolvimento de oficinas pedagógicas, aulões de preparação para exames externos de avaliação (a exemplo do ENEM), práticas de estudo orientado e uma gincana pedagógica. Tal plano está organizado em uma matriz 6x5, sendo as linhas dispostas pelas áreas temáticas de Matemática discorridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uma sistemática de avaliação: (i) Números; (ii) Álgebra; (iii) Geometria; (iv) Grandezas e Medidas; (v) Probabilidade e Estatística; e (vi) Avaliação. Por sua vez, as colunas são dispostas considerando os seguintes elementos da Didática: (i) Tendência da Educação Matemática; (ii) Habilidades; (iii) Objetos de Conhecimento; (iv) Recursos; e (v) Data de Aplicação. Dentre vários, alguns pressupostos teóricos que embasam nosso trabalho são: Valente (1993); Libâneo (2001); Tardif (2002); Ponte (2002); Flemming, Luz e Melo (2005); Freire (2006); Lorenzato (2006); Fiorentini (1995; 2008); Carzola e Santana (2010) e Brasil (2017). No momento atual do programa na escola estamos desenvolvendo duas oficinas pedagógicas abrangendo as áreas de Probabilidade e Estatística em comunhão com as Tendências da Educação Matemática relativas a Mídias Tecnológicas no Ensino de Matemática e ao Laboratório de Ensino de Matemática - LEM. Na primeira oficina, será abordada casos de violência na comunidade escolar mediante uma pesquisa estatística. Para tanto, um questionário envolvendo tipos de violência já foi aplicado e no momento atual estão sendo tabulados e organizados os dados em forma de gráficos e tabelas no Laboratório de Informática da UFPB junto com a turma integrante do 3º ano do Ensino Médio. Na segunda oficina, será trabalhada o objeto de conhecimento de probabilidade com o auxilio de um kit de probabilidade pertencente ao LAB da ECI Burity; a turma integrante dessa oficina é do 2º ano do Ensino Médio. Estas ações estão previstas para serem concluídas até o fim de setembro. Os resultados desses fazeres apontam o aprimoramento na formação profissional dos professores de matemática da escola e a mobilização de saberes docentes por parte dos alunos bolsistas; a inserção das tendências da educação matemática na ação docente; e realçam as inter-relações entre a escola e a universidade na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na prática da pesquisa acadêmica através da participação e publicação de trabalhos em eventos científicos. Estes resultados configuram a escola e o PIBID como espaços de formação e desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Espaços de formação, Saberes docentes, Práticas escolares inovadoras, Pesquisa acadêmica. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-53019-29112018-231746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:45" "updated_at" => "2020-08-11 17:29:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALEX ALVES" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52392 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2683 "inscrito_id" => 53019 "titulo" => "O PIBID NA ECI BURITY: OS PRIMEIROS SABERES E FAZERES" "resumo" => " Resumo O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar os primeiros saberes e fazeres oriundos de experiências educativas que estão acontecendo entre a Escola Estadual Cidadã Integral Professor Luiz Gonzaga Burity e Licenciandos do curso de Matemática do Campus IV - Litoral Norte - Rio Tinto da Universidade Federal da Paraíba, mediatizados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob a responsabilidade da Diretoria de Educação Básica Presencial - DEB da Capes. A opção pela pesquisa é justificada devido ao compromisso com a formação do professor que ensina matemática, pelo envolvimento no projeto e também pela curiosidade epistemológica frente ao cumprimento a um dos objetivos gerais do projeto que é de proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador, que visem a superação dos problemas do processo ensino-aprendizagem com base na inserção de resultados de pesquisas acadêmicas na prática escolar, buscando a evolução dos indicadores de desempenho escolar disponíveis. Primeiramente, foi realizada uma avaliação diagnóstica completa da escola considerando os seguintes eixos principais: o espaço escolar e o de aulas; a análise dos documentos escolares e a realização de entrevistas com os atores protagonistas da escola (alunos, professores e gestão escolar). No segundo momento, foi iniciado o plano de ação das atividades para o ano de 2018, previamente elaborado em conjunto pelos coordenadores, supervisor e alunos bolsistas/voluntários do programa e atuantes na ECI Burity, vislumbrando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de matemática e a formação inicial e continuada de professores. Em meados de agosto, foi elaborado do corrente ano, um plano de ação que apresentava em seu conteúdo didático o desenvolvimento de oficinas pedagógicas, aulões de preparação para exames externos de avaliação (a exemplo do ENEM), práticas de estudo orientado e uma gincana pedagógica. Tal plano está organizado em uma matriz 6x5, sendo as linhas dispostas pelas áreas temáticas de Matemática discorridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uma sistemática de avaliação: (i) Números; (ii) Álgebra; (iii) Geometria; (iv) Grandezas e Medidas; (v) Probabilidade e Estatística; e (vi) Avaliação. Por sua vez, as colunas são dispostas considerando os seguintes elementos da Didática: (i) Tendência da Educação Matemática; (ii) Habilidades; (iii) Objetos de Conhecimento; (iv) Recursos; e (v) Data de Aplicação. Dentre vários, alguns pressupostos teóricos que embasam nosso trabalho são: Valente (1993); Libâneo (2001); Tardif (2002); Ponte (2002); Flemming, Luz e Melo (2005); Freire (2006); Lorenzato (2006); Fiorentini (1995; 2008); Carzola e Santana (2010) e Brasil (2017). No momento atual do programa na escola estamos desenvolvendo duas oficinas pedagógicas abrangendo as áreas de Probabilidade e Estatística em comunhão com as Tendências da Educação Matemática relativas a Mídias Tecnológicas no Ensino de Matemática e ao Laboratório de Ensino de Matemática - LEM. Na primeira oficina, será abordada casos de violência na comunidade escolar mediante uma pesquisa estatística. Para tanto, um questionário envolvendo tipos de violência já foi aplicado e no momento atual estão sendo tabulados e organizados os dados em forma de gráficos e tabelas no Laboratório de Informática da UFPB junto com a turma integrante do 3º ano do Ensino Médio. Na segunda oficina, será trabalhada o objeto de conhecimento de probabilidade com o auxilio de um kit de probabilidade pertencente ao LAB da ECI Burity; a turma integrante dessa oficina é do 2º ano do Ensino Médio. Estas ações estão previstas para serem concluídas até o fim de setembro. Os resultados desses fazeres apontam o aprimoramento na formação profissional dos professores de matemática da escola e a mobilização de saberes docentes por parte dos alunos bolsistas; a inserção das tendências da educação matemática na ação docente; e realçam as inter-relações entre a escola e a universidade na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na prática da pesquisa acadêmica através da participação e publicação de trabalhos em eventos científicos. Estes resultados configuram a escola e o PIBID como espaços de formação e desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Espaços de formação, Saberes docentes, Práticas escolares inovadoras, Pesquisa acadêmica. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-53019-29112018-231746.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:45" "updated_at" => "2020-08-11 17:29:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALEX ALVES" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }