Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS: MÉTODOS DE ENSINO DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES NO ÂMBITO ESCOLAR

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51293
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 822
    "inscrito_id" => 48049
    "titulo" => "APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS: MÉTODOS DE ENSINO DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS: MÉTODOS DE ENSINO DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES NO ÂMBITO ESCOLAR Antonia Edilene Sousa Vasconcelos [1] /edilene.vasconcelos@aluno.uece.br /Universidade Estadual do Ceará Francisca Joselena Ramos Barroso [2]/ Universidade Estadual do Ceará Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro [3]/ Universidade Estadual do Ceará Processo de Ensino e Aprendizagem: com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Ao refletir sobre as práticas educacionais, foi realizada uma pesquisa sobre as metodologias de ensino, tendo em vista que se faz necessário conhecer esses métodos para desenvolver uma melhor abordagem dos conteúdos em sala de aula. Desse modo, esse estudo é importante para o âmbito acadêmico, pois é possível compreender melhor os processos de ensino e de aprendizagem, já na instância acadêmica, os alunos na licenciatura buscam conhecer os melhores métodos para desenvolverem em suas práticas escolares e, assim, atingirem o foco, a aprendizagem dos alunos e por último em nível social a pesquisa torna-se relevante, pois ao pensar e rever criticamente a prática pedagógica dos educadores é possível dispor de um ensino e de aprendizagem mais significativas, já que aproximam o discente de sua realidade. Assim, o objetivo desse estudo firmou-se em: Analisar que métodos de ensino desenvolvidos pelos professores melhor promovem a aprendizagem de alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os autores lidos para fundamentação teórica são: Lopes (1991), Nérici (1986), Farias, Sales, Braga, França (2008), Libanêo (2006), Ray (2006). Esse trabalho foi realizado no ano de 2018, em uma escola pública no munícipio de Itapipoca - Ceará. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa de campo, em uma abordagem qualitativa. Para coleta e análise de dados foi aplicado um questionário com seis perguntas abertas, respondidos por seis professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por meio da análise de dados foi possível perceber que o método de ensino mais utilizado pelos professores consiste no método expositivo, o qual sofre variações, considerado por eles como método tradicional com inovações dependendo da necessidade da turma, a busca entre ensino tradicional e as novas técnicas e recursos para o ensino, como vídeos, atividades práticas de acordo com os conteúdos das aulas. Os professores não demostraram conhecer outros métodos de ensino, apenas uma professora afirmou utilizar recursos didáticos como o Fanzine nas aulas, que é uma revista amadora, explorando os conhecimentos que os alunos já têm, fazendo-os desenvolver de forma prática e significativa. Outra professora usa a teoria construtivista e considera importante o uso por colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, na medida em que interesses e questionamentos surgem. Quando foram indagados sobre o porquê de utilizarem esse método de ensino, declaram que é o método expositivo é o mais fácil de o aluno aprender, principalmente na fase de alfabetização, onde o aluno tem um maior êxito. O uso do fanzine nas práticas pedagógicas desperta no aluno a criatividade e autoria e, além disso, possibilitam à constituição do conhecimento entre professor e aluno. Observa-se que a maioria dos professores pesquisados acredita que a aula expositiva seja a mais adequada por os alunos aprenderem mais rápido, apesar de cada aluno ter suas peculiaridades, e nem todos compreendem o conteúdo da mesma maneira. Desse modo o método expositivo não atinge a todos os alunos, pois na maioria dos casos são transmitidos conteúdos, assim cada aluno os recebe de forma diferente, não se tornando estimulante para alguns alunos que ficam entediados apenas por ouvir e não contribuir para aula. É importante destacar que cada aluno tem seu próprio tempo de aprendizagem, a participação do aluno é fundamental para um bom desenvolvimento da educação, no qual eles chegam as suas próprias conclusões através do diálogo entre ele, o professor e os colegas. Apesar dos professores considerarem importante a criança aprender com o lúdico, principalmente na educação infantil e nos anos iniciais, é fundamental fazer uma exposição do conteúdo antes, e o lúdico como necessita de tempo e em razão de vários fatores que ocorrem durantes as aulas acaba não restando tempo para ser trabalhado. Os professores apontaram que utilizam os mesmo métodos de ensino para todas as turmas, porém com adaptações de acordo com as necessidades dos alunos, nesse sentido, as metodologias são usadas de acordo com o perfil de cada uma. Compreende-se com esse estudo que o melhor método de ensino utilizado pelos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é o método expositivo que de acordo com a turma são adaptados para um melhor aproveitamento dos conteúdos pelos os alunos, utilizando recursos lúdicos, e mediante as modificações necessárias sempre ajudam e melhoram o aprendizado dos alunos. Palavras-chave: Métodos, Ensino, Aprendizagem. Referências FARIAS, I. M. S; SALES, J. O. C. B; BRAGA, M. M. S. C; et al. As estratégias de ensino na ação didática. In:______ .Didática e Docência: Aprendendo a profissão. Fortaleza: Realce, 2008. cap. 04, p. 108- 130. LIBANÊO, J. C. Os métodos de ensino. In:______ .Didática. São Paulo: Cortez, 2006. cap. 07, p. 149- 176. LOPES, A.O. Aula Expositiva: superando o Tradicional. In:______ Técnicas de Ensino: Por que não?. Campinas: Papirus, 1998. cap. 02, p. 35- 48. NÉRICI, I. G. Métodos e técnicas de ensino. In:______ .Metodologia do Ensino. São Paulo: Atlas, 1986. cap. 04, p. 85- 135 RAYS, O. A. Metodologia do Ensino: Cultura do caminho contextualizado. In: ______. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 2006. cap. 06, p. 93- 108."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-48049-30112018-231140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:14:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA EDILENE SOUSA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51293
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 822
    "inscrito_id" => 48049
    "titulo" => "APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS: MÉTODOS DE ENSINO DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS: MÉTODOS DE ENSINO DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES NO ÂMBITO ESCOLAR Antonia Edilene Sousa Vasconcelos [1] /edilene.vasconcelos@aluno.uece.br /Universidade Estadual do Ceará Francisca Joselena Ramos Barroso [2]/ Universidade Estadual do Ceará Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro [3]/ Universidade Estadual do Ceará Processo de Ensino e Aprendizagem: com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Ao refletir sobre as práticas educacionais, foi realizada uma pesquisa sobre as metodologias de ensino, tendo em vista que se faz necessário conhecer esses métodos para desenvolver uma melhor abordagem dos conteúdos em sala de aula. Desse modo, esse estudo é importante para o âmbito acadêmico, pois é possível compreender melhor os processos de ensino e de aprendizagem, já na instância acadêmica, os alunos na licenciatura buscam conhecer os melhores métodos para desenvolverem em suas práticas escolares e, assim, atingirem o foco, a aprendizagem dos alunos e por último em nível social a pesquisa torna-se relevante, pois ao pensar e rever criticamente a prática pedagógica dos educadores é possível dispor de um ensino e de aprendizagem mais significativas, já que aproximam o discente de sua realidade. Assim, o objetivo desse estudo firmou-se em: Analisar que métodos de ensino desenvolvidos pelos professores melhor promovem a aprendizagem de alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os autores lidos para fundamentação teórica são: Lopes (1991), Nérici (1986), Farias, Sales, Braga, França (2008), Libanêo (2006), Ray (2006). Esse trabalho foi realizado no ano de 2018, em uma escola pública no munícipio de Itapipoca - Ceará. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa de campo, em uma abordagem qualitativa. Para coleta e análise de dados foi aplicado um questionário com seis perguntas abertas, respondidos por seis professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por meio da análise de dados foi possível perceber que o método de ensino mais utilizado pelos professores consiste no método expositivo, o qual sofre variações, considerado por eles como método tradicional com inovações dependendo da necessidade da turma, a busca entre ensino tradicional e as novas técnicas e recursos para o ensino, como vídeos, atividades práticas de acordo com os conteúdos das aulas. Os professores não demostraram conhecer outros métodos de ensino, apenas uma professora afirmou utilizar recursos didáticos como o Fanzine nas aulas, que é uma revista amadora, explorando os conhecimentos que os alunos já têm, fazendo-os desenvolver de forma prática e significativa. Outra professora usa a teoria construtivista e considera importante o uso por colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, na medida em que interesses e questionamentos surgem. Quando foram indagados sobre o porquê de utilizarem esse método de ensino, declaram que é o método expositivo é o mais fácil de o aluno aprender, principalmente na fase de alfabetização, onde o aluno tem um maior êxito. O uso do fanzine nas práticas pedagógicas desperta no aluno a criatividade e autoria e, além disso, possibilitam à constituição do conhecimento entre professor e aluno. Observa-se que a maioria dos professores pesquisados acredita que a aula expositiva seja a mais adequada por os alunos aprenderem mais rápido, apesar de cada aluno ter suas peculiaridades, e nem todos compreendem o conteúdo da mesma maneira. Desse modo o método expositivo não atinge a todos os alunos, pois na maioria dos casos são transmitidos conteúdos, assim cada aluno os recebe de forma diferente, não se tornando estimulante para alguns alunos que ficam entediados apenas por ouvir e não contribuir para aula. É importante destacar que cada aluno tem seu próprio tempo de aprendizagem, a participação do aluno é fundamental para um bom desenvolvimento da educação, no qual eles chegam as suas próprias conclusões através do diálogo entre ele, o professor e os colegas. Apesar dos professores considerarem importante a criança aprender com o lúdico, principalmente na educação infantil e nos anos iniciais, é fundamental fazer uma exposição do conteúdo antes, e o lúdico como necessita de tempo e em razão de vários fatores que ocorrem durantes as aulas acaba não restando tempo para ser trabalhado. Os professores apontaram que utilizam os mesmo métodos de ensino para todas as turmas, porém com adaptações de acordo com as necessidades dos alunos, nesse sentido, as metodologias são usadas de acordo com o perfil de cada uma. Compreende-se com esse estudo que o melhor método de ensino utilizado pelos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é o método expositivo que de acordo com a turma são adaptados para um melhor aproveitamento dos conteúdos pelos os alunos, utilizando recursos lúdicos, e mediante as modificações necessárias sempre ajudam e melhoram o aprendizado dos alunos. Palavras-chave: Métodos, Ensino, Aprendizagem. Referências FARIAS, I. M. S; SALES, J. O. C. B; BRAGA, M. M. S. C; et al. As estratégias de ensino na ação didática. In:______ .Didática e Docência: Aprendendo a profissão. Fortaleza: Realce, 2008. cap. 04, p. 108- 130. LIBANÊO, J. C. Os métodos de ensino. In:______ .Didática. São Paulo: Cortez, 2006. cap. 07, p. 149- 176. LOPES, A.O. Aula Expositiva: superando o Tradicional. In:______ Técnicas de Ensino: Por que não?. Campinas: Papirus, 1998. cap. 02, p. 35- 48. NÉRICI, I. G. Métodos e técnicas de ensino. In:______ .Metodologia do Ensino. São Paulo: Atlas, 1986. cap. 04, p. 85- 135 RAYS, O. A. Metodologia do Ensino: Cultura do caminho contextualizado. In: ______. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 2006. cap. 06, p. 93- 108."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-48049-30112018-231140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:39"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:14:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA EDILENE SOUSA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS: MÉTODOS DE ENSINO DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES NO ÂMBITO ESCOLAR Antonia Edilene Sousa Vasconcelos [1] /edilene.vasconcelos@aluno.uece.br /Universidade Estadual do Ceará Francisca Joselena Ramos Barroso [2]/ Universidade Estadual do Ceará Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro [3]/ Universidade Estadual do Ceará Processo de Ensino e Aprendizagem: com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Ao refletir sobre as práticas educacionais, foi realizada uma pesquisa sobre as metodologias de ensino, tendo em vista que se faz necessário conhecer esses métodos para desenvolver uma melhor abordagem dos conteúdos em sala de aula. Desse modo, esse estudo é importante para o âmbito acadêmico, pois é possível compreender melhor os processos de ensino e de aprendizagem, já na instância acadêmica, os alunos na licenciatura buscam conhecer os melhores métodos para desenvolverem em suas práticas escolares e, assim, atingirem o foco, a aprendizagem dos alunos e por último em nível social a pesquisa torna-se relevante, pois ao pensar e rever criticamente a prática pedagógica dos educadores é possível dispor de um ensino e de aprendizagem mais significativas, já que aproximam o discente de sua realidade. Assim, o objetivo desse estudo firmou-se em: Analisar que métodos de ensino desenvolvidos pelos professores melhor promovem a aprendizagem de alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os autores lidos para fundamentação teórica são: Lopes (1991), Nérici (1986), Farias, Sales, Braga, França (2008), Libanêo (2006), Ray (2006). Esse trabalho foi realizado no ano de 2018, em uma escola pública no munícipio de Itapipoca - Ceará. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa de campo, em uma abordagem qualitativa. Para coleta e análise de dados foi aplicado um questionário com seis perguntas abertas, respondidos por seis professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por meio da análise de dados foi possível perceber que o método de ensino mais utilizado pelos professores consiste no método expositivo, o qual sofre variações, considerado por eles como método tradicional com inovações dependendo da necessidade da turma, a busca entre ensino tradicional e as novas técnicas e recursos para o ensino, como vídeos, atividades práticas de acordo com os conteúdos das aulas. Os professores não demostraram conhecer outros métodos de ensino, apenas uma professora afirmou utilizar recursos didáticos como o Fanzine nas aulas, que é uma revista amadora, explorando os conhecimentos que os alunos já têm, fazendo-os desenvolver de forma prática e significativa. Outra professora usa a teoria construtivista e considera importante o uso por colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, na medida em que interesses e questionamentos surgem. Quando foram indagados sobre o porquê de utilizarem esse método de ensino, declaram que é o método expositivo é o mais fácil de o aluno aprender, principalmente na fase de alfabetização, onde o aluno tem um maior êxito. O uso do fanzine nas práticas pedagógicas desperta no aluno a criatividade e autoria e, além disso, possibilitam à constituição do conhecimento entre professor e aluno. Observa-se que a maioria dos professores pesquisados acredita que a aula expositiva seja a mais adequada por os alunos aprenderem mais rápido, apesar de cada aluno ter suas peculiaridades, e nem todos compreendem o conteúdo da mesma maneira. Desse modo o método expositivo não atinge a todos os alunos, pois na maioria dos casos são transmitidos conteúdos, assim cada aluno os recebe de forma diferente, não se tornando estimulante para alguns alunos que ficam entediados apenas por ouvir e não contribuir para aula. É importante destacar que cada aluno tem seu próprio tempo de aprendizagem, a participação do aluno é fundamental para um bom desenvolvimento da educação, no qual eles chegam as suas próprias conclusões através do diálogo entre ele, o professor e os colegas. Apesar dos professores considerarem importante a criança aprender com o lúdico, principalmente na educação infantil e nos anos iniciais, é fundamental fazer uma exposição do conteúdo antes, e o lúdico como necessita de tempo e em razão de vários fatores que ocorrem durantes as aulas acaba não restando tempo para ser trabalhado. Os professores apontaram que utilizam os mesmo métodos de ensino para todas as turmas, porém com adaptações de acordo com as necessidades dos alunos, nesse sentido, as metodologias são usadas de acordo com o perfil de cada uma. Compreende-se com esse estudo que o melhor método de ensino utilizado pelos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é o método expositivo que de acordo com a turma são adaptados para um melhor aproveitamento dos conteúdos pelos os alunos, utilizando recursos lúdicos, e mediante as modificações necessárias sempre ajudam e melhoram o aprendizado dos alunos. Palavras-chave: Métodos, Ensino, Aprendizagem. Referências FARIAS, I. M. S; SALES, J. O. C. B; BRAGA, M. M. S. C; et al. As estratégias de ensino na ação didática. In:______ .Didática e Docência: Aprendendo a profissão. Fortaleza: Realce, 2008. cap. 04, p. 108- 130. LIBANÊO, J. C. Os métodos de ensino. In:______ .Didática. São Paulo: Cortez, 2006. cap. 07, p. 149- 176. LOPES, A.O. Aula Expositiva: superando o Tradicional. In:______ Técnicas de Ensino: Por que não?. Campinas: Papirus, 1998. cap. 02, p. 35- 48. NÉRICI, I. G. Métodos e técnicas de ensino. In:______ .Metodologia do Ensino. São Paulo: Atlas, 1986. cap. 04, p. 85- 135 RAYS, O. A. Metodologia do Ensino: Cultura do caminho contextualizado. In: ______. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 2006. cap. 06, p. 93- 108.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.