A ESCOLA COMO AGENTE DE (IN)FORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS RELAÇÕES TRADICIONAIS NAS COMUNIDADES DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
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Essas oligarquias difundiram por séculos a ideia de que o problema das mazelas do nordeste é a seca, quando na verdade, sabemos que o verdadeiro problema está relacionado às intervenções oriundas de políticas públicas que respeitem e se enquadrem com as especificidades de cada lugar. O professor (pesquisador) como agente educativo deve buscar, a partir de ferramentas interdisciplinares, novas formas de quebrar essa ideologia que insiste e marginaliza o povo nordestino até hoje. O objetivo deste trabalho é apresentar de forma introdutória alguns apontamentos críticos e novas possibilidades para os métodos adotados nas salas de aula, apresentando aos professores o interesse de discussões políticas e de conscientização sobre o seu espaço. A metodologia adotada para elaboração deste trabalho consistiu na realização de um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações disponíveis em meio eletrônico e escrito, os quais abordavam a temática da preservação do meio ambiente e, práticas educativas ambientais desenvolvidas no âmbito escolar. Os estudos mostraram que o educador precisa construir uma nova identidade que englobe a aceitação da relação homem e natureza em uma interação educacional solidária e sustentável com o seu ecossistema. Os moradores das zonas semiáridas, principalmente rurais, precisam entender o seu território como um lugar de convivência e que suas relações com o meio vão interferir diretamente no mesmo, ou seja, a preservação e a utilização de forma racional os fornecerá uma melhor convivência com o meio em que vivem nos períodos de estiagem. 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