EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO
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Acerca da atuação de crianças e adolescentes nas escolas com o desenvolvimento e estudo de temas ecológicos, tem-se que, para as escolas que desenvolvem a temática uma vez ao ano, em eventos ou feiras, os alunos possuem menos consciência ambiental, do que as escolas que trabalham as questões ambientais ao longo de todo o ano escolar e em diferentes matérias. Por isso que, o incentivo e a criação de projetos que envolvam a participação desses jovens devem ser incrementados, para que exista um maior envolvimento do referido público. Do mesmo modo, a capacitação de professores para orientar esses trabalhos é de suma importância, tendo em vista que, para a região em estudo, o semiárido brasileiro, há peculiaridades que devem ser inseridas nesses programas de educação e conscientização ambiental, pois o objetivo central, antes de tudo é conhecer sua região e preservá-la, desenvolvendo projeto que estejam contextualizados com a realidade local. Outrossim, é nesse contexto que se discute a participação do Estado através de Políticas Públicas e a importância destas para investimentos em projetos que visem capacitar professores de escolas locais da região semiárida, bem como, incentivar a adesão dos estudantes para os projetos de desenvolvimento sustentável da região. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa bibliográfica, consultas literárias, artigos científicos, notícias, legislação vigente, pesquisas no meio eletrônico, e análise de dados oriundos de outras pesquisas. Por fim, conclui-se que, embora existam tecnologias para o desenvolvimento sustentável da região e para convivência com os períodos de escassez de água, é importante a conscientização ambiental para a população que vive no semiárido, pensando nisso que, projetos que envolvam alunos e professores das escolas locais, podem gerar essa conscientização ecológica na região.Palavras-chave: Sustentabilidade; Semiárido; Educação; Políticas Públicas." 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