Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O USO DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Palavra-chaves: LABORATÓRIO, AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50020
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 122
    "titulo" => "O USO DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa analisar de que forma as aulas experimentais de física podem contribuir para a construção de um conhecimento critico, amplo e investigativo do ensino de física na turma do VI período, do curso superior de licenciatura em física, localizado no município de São João dos Patos-Ma. Na metodologia, aplicou-se uma sequência didática desenvolvida em três etapas constituídas por elaboração de cronograma de atividades a serem cumpridas ao decorrer do trabalho dentre elas; revisão bibliográfica dos referenciais adotados; observou-se as aulas experimentais no laboratório de física, analisando como os alunos se comportavam e de que forma as aulas práticas influenciariam na formação de um conhecimento investigativo associando a teoria com a prática. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, cuja coleta de dados deu-se por observação participante. Pretende-se analisar de que forma as aulas de física experimental podem contribuir para uma melhor compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula. Destaca-se a importância dessa pesquisa por possibilitar a discussão entre a física produzida por uma sociedade ainda com traços tradicionais e um novo olhar para o ensino de física através da prática experimental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA107_ID122_08052017112012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO SANTOS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO CARV"
    "autor_email" => "joaopaulocarv96@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50020
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 122
    "titulo" => "O USO DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa analisar de que forma as aulas experimentais de física podem contribuir para a construção de um conhecimento critico, amplo e investigativo do ensino de física na turma do VI período, do curso superior de licenciatura em física, localizado no município de São João dos Patos-Ma. Na metodologia, aplicou-se uma sequência didática desenvolvida em três etapas constituídas por elaboração de cronograma de atividades a serem cumpridas ao decorrer do trabalho dentre elas; revisão bibliográfica dos referenciais adotados; observou-se as aulas experimentais no laboratório de física, analisando como os alunos se comportavam e de que forma as aulas práticas influenciariam na formação de um conhecimento investigativo associando a teoria com a prática. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, cuja coleta de dados deu-se por observação participante. Pretende-se analisar de que forma as aulas de física experimental podem contribuir para uma melhor compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula. Destaca-se a importância dessa pesquisa por possibilitar a discussão entre a física produzida por uma sociedade ainda com traços tradicionais e um novo olhar para o ensino de física através da prática experimental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA107_ID122_08052017112012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO SANTOS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO CARV"
    "autor_email" => "joaopaulocarv96@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente trabalho visa analisar de que forma as aulas experimentais de física podem contribuir para a construção de um conhecimento critico, amplo e investigativo do ensino de física na turma do VI período, do curso superior de licenciatura em física, localizado no município de São João dos Patos-Ma. Na metodologia, aplicou-se uma sequência didática desenvolvida em três etapas constituídas por elaboração de cronograma de atividades a serem cumpridas ao decorrer do trabalho dentre elas; revisão bibliográfica dos referenciais adotados; observou-se as aulas experimentais no laboratório de física, analisando como os alunos se comportavam e de que forma as aulas práticas influenciariam na formação de um conhecimento investigativo associando a teoria com a prática. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, cuja coleta de dados deu-se por observação participante. Pretende-se analisar de que forma as aulas de física experimental podem contribuir para uma melhor compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula. Destaca-se a importância dessa pesquisa por possibilitar a discussão entre a física produzida por uma sociedade ainda com traços tradicionais e um novo olhar para o ensino de física através da prática experimental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Nito Domingos Tomás Chimuaza

    Projecto de experincia lanotoriais de ensino e aprendizagem na disciplina de fisica 8a classe

    03/04/2023 15:34:37
  • Nito Domingos Tomás Chimuaza

    Projecto de experincia lanotoriais de ensino e aprendizagem na disciplina de fisica 8a classe

    03/04/2023 15:34:37
  • Nito Domingos Tomás Chimuaza

    Projecto de experincia lanotoriais de ensino e aprendizagem na disciplina de fisica 8a classe

    03/04/2023 15:34:36

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.