Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

EXPERIÊNCIAS SONORO-CRIATIVAS VOLTADAS A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: CORPO, VOZ, CUIDADOS Pôster (PO) ARTES / MÚSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49832
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 951
    "inscrito_id" => 1160
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS SONORO-CRIATIVAS VOLTADAS A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este projeto visa elaborar vivência dialogada abordando a unidade corpo-voz-som centrada na formação docente e destacando conteúdos como cuidados, saúde e potencialidades metodológicas em ambiente de criação sonora. Percebe-se que diversos profissionais em especial os professores, utilizam a voz como principal objeto de trabalho, mas que possui uma certa carência de conhecimento sobre os cuidados vocais. A partir disso estamos oferecendo no ano de 2017 um mínimo de 30 vivências dialogadas com 04 horas-aula com 30 participantes cada, voltadas a estudantes universitários dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior de Campina Grande – PB e cidades circunvizinhas. O objetivo é abordar processos de construção de ambientes de aprendizagem sonoro-criativos aos participantes a partir de cuidados, higiene e potencialidades da unidade corpo-voz-som na produção de sentido, encarando-o como um dos elementos fundamentais na comunicação interpessoal. Nessa perspectiva, deseja-se oferecer uma experiência dialogada horizontal que instigue os participantes a mesclarem conhecimentos técnicos da criação cênica sonoro-criativas trabalhados durante as vivências dialogadas, como parâmetros sonoros (timbre, altura, duração e intensidade), paisagem sonora e grammelot, a conhecimentos de suas áreas de formação. Almeja-se, dessa forma, um ambiente inter e transdisciplinar entre os diversos conhecimentos abordados no ensino básico. Para finalizar, esta proposta encara a estrutura corpo-voz-som sendo produto de tensões musculares. Quem a utiliza em seu ofício trabalha, portanto, com o corpo, e, sendo assim,\u{A0}enfatiza a importância da consciência acerca de suas formas salutares e potenciais\u{A0}de funcionamento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ARTES / MÚSICA"
    "palavra_chave" => "CORPO, VOZ, CUIDADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA110_ID1160_15092017232149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARYANA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARYANA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_email" => "maryana.2020@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49832
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 951
    "inscrito_id" => 1160
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS SONORO-CRIATIVAS VOLTADAS A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este projeto visa elaborar vivência dialogada abordando a unidade corpo-voz-som centrada na formação docente e destacando conteúdos como cuidados, saúde e potencialidades metodológicas em ambiente de criação sonora. Percebe-se que diversos profissionais em especial os professores, utilizam a voz como principal objeto de trabalho, mas que possui uma certa carência de conhecimento sobre os cuidados vocais. A partir disso estamos oferecendo no ano de 2017 um mínimo de 30 vivências dialogadas com 04 horas-aula com 30 participantes cada, voltadas a estudantes universitários dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior de Campina Grande – PB e cidades circunvizinhas. O objetivo é abordar processos de construção de ambientes de aprendizagem sonoro-criativos aos participantes a partir de cuidados, higiene e potencialidades da unidade corpo-voz-som na produção de sentido, encarando-o como um dos elementos fundamentais na comunicação interpessoal. Nessa perspectiva, deseja-se oferecer uma experiência dialogada horizontal que instigue os participantes a mesclarem conhecimentos técnicos da criação cênica sonoro-criativas trabalhados durante as vivências dialogadas, como parâmetros sonoros (timbre, altura, duração e intensidade), paisagem sonora e grammelot, a conhecimentos de suas áreas de formação. Almeja-se, dessa forma, um ambiente inter e transdisciplinar entre os diversos conhecimentos abordados no ensino básico. Para finalizar, esta proposta encara a estrutura corpo-voz-som sendo produto de tensões musculares. Quem a utiliza em seu ofício trabalha, portanto, com o corpo, e, sendo assim,\u{A0}enfatiza a importância da consciência acerca de suas formas salutares e potenciais\u{A0}de funcionamento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ARTES / MÚSICA"
    "palavra_chave" => "CORPO, VOZ, CUIDADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA110_ID1160_15092017232149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARYANA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARYANA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_email" => "maryana.2020@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Este projeto visa elaborar vivência dialogada abordando a unidade corpo-voz-som centrada na formação docente e destacando conteúdos como cuidados, saúde e potencialidades metodológicas em ambiente de criação sonora. Percebe-se que diversos profissionais em especial os professores, utilizam a voz como principal objeto de trabalho, mas que possui uma certa carência de conhecimento sobre os cuidados vocais. A partir disso estamos oferecendo no ano de 2017 um mínimo de 30 vivências dialogadas com 04 horas-aula com 30 participantes cada, voltadas a estudantes universitários dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior de Campina Grande – PB e cidades circunvizinhas. O objetivo é abordar processos de construção de ambientes de aprendizagem sonoro-criativos aos participantes a partir de cuidados, higiene e potencialidades da unidade corpo-voz-som na produção de sentido, encarando-o como um dos elementos fundamentais na comunicação interpessoal. Nessa perspectiva, deseja-se oferecer uma experiência dialogada horizontal que instigue os participantes a mesclarem conhecimentos técnicos da criação cênica sonoro-criativas trabalhados durante as vivências dialogadas, como parâmetros sonoros (timbre, altura, duração e intensidade), paisagem sonora e grammelot, a conhecimentos de suas áreas de formação. Almeja-se, dessa forma, um ambiente inter e transdisciplinar entre os diversos conhecimentos abordados no ensino básico. Para finalizar, esta proposta encara a estrutura corpo-voz-som sendo produto de tensões musculares. Quem a utiliza em seu ofício trabalha, portanto, com o corpo, e, sendo assim, enfatiza a importância da consciência acerca de suas formas salutares e potenciais de funcionamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.