CHAVANTE, Priscila Pinto. Vivências de jogos matemáticos com crianças de 3 e 4 anos. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/496>. Acesso em: 13/11/2024 06:52
O objetivo deste estudo é analisar como as vivências com jogos matemáticos pode ajudar no desenvolvimento cognitivo de crianças de 3 e 4 anos. Pretende-se compreender o lúdico no contexto da Educação Infantil e ressaltar sua relevância no desenvolvimento cognitivo das crianças. O estabelecimento entre a teoria e a prática educativa nas atividades escolares é uma tônica da pesquisa, assim como a apresentação de algumas atividades lúdicas no âmbito escolar. A prática pedagógica aqui apresentada não está desvinculada a estrutura cognitiva das crianças de 3 e 4 anos. A metodologia do estudo é a pesquisa bibliográfica e a participativa. Os pressupostos teóricos ressaltados, principalmente os piagetianos, e autores que utilizam esta teoria no âmbito da educação. O estudo está delimitado a uma turma de educação infantil, grupo 3, composto por crianças de 3 e 4 anos. A ênfase do estudo é no jogo Chamda Viva que trabalha os conteúdos: números, cores, formas e quantidades. Os resultados demonstram a importância do jogo, e os desafios que estes proporcionam ao desenvolvimento reflexivo.