Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

APRENDER E ENSINAR – AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NAFORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CRIANÇA, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49551
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 1710
    "titulo" => "APRENDER E ENSINAR – AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NAFORMAÇÃO DO PEDAGOGO"
    "resumo" => """
      O presente artigo tem como objetivo compreender a presença das linguagens artísticas na\r\n
      formação inicial dos acadêmicos de pedagogia e identificar no trabalho do pedagogo a utilização de\r\n
      atividades artísticas em suas práticas pedagógicas, em especial a dança e o teatro no contexto escolar,\r\n
      traçando neste objetivo, uma análise específica sobre a formação artística dos acadêmicos do curso de\r\n
      pedagogia do Campus de Ponta Porã. Pretende-se com isso, discutir a importância da formação\r\n
      cultural e artística dos professores que atuam na formação inicial das crianças, procurando\r\n
      problematizar se o curso de pedagogia proporciona uma formação profissional para que o pedagogo\r\n
      tenha condições de proporcionar às crianças acesso a variadas formas de linguagem (literária, artística,\r\n
      poética, científica, entre outras) e possam através desse contato formar cidadãos críticos capazes de\r\n
      usufruir de sua própria cultura. Considera-se que a formação do professor pedagogo proposta pelo\r\n
      curso citado, tenha enfoque na construção de uma identidade cultural e artística dos acadêmicos,\r\n
      contribuindo para entrelaçamentos entre o fazer artístico e o universo educacional, para a construção\r\n
      de uma proposta escolar que englobe os diversos eixos de conhecimentos enfatizando a arte como base\r\n
      de uma educação que valoriza a produção cultural humana para a formação de seus cidadãos. Nesse\r\n
      sentido, o estudo de caráter bibliográfico, aborda o contexto das práticas desenvolvidas durante a\r\n
      graduação e a análise do seu projeto pedagógico de curso, identificando as contribuições para o\r\n
      desenvolvimento da identidade docente dos acadêmicos e a valorização das culturas presentes na\r\n
      região. Um dos destaques do trabalho é a utilização da dança e do teatro como expressões artísticas\r\n
      que devem estar presentes no âmbito escolar e a relação desse aprendizado para com o ensino na\r\n
      educação infantil, em momentos de realização dos estágios supervisionados. Espera-se como\r\n
      resultado, identificar quais elementos são necessários para a formação profissional do pedagogo que\r\n
      pretende atuar utilizando esses elementos culturais como base de seu trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CRIANÇA, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1710_13092017184817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELA LIMA DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "MIRELA ABREU"
    "autor_email" => "mirelalimabreu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49551
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 1710
    "titulo" => "APRENDER E ENSINAR – AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NAFORMAÇÃO DO PEDAGOGO"
    "resumo" => """
      O presente artigo tem como objetivo compreender a presença das linguagens artísticas na\r\n
      formação inicial dos acadêmicos de pedagogia e identificar no trabalho do pedagogo a utilização de\r\n
      atividades artísticas em suas práticas pedagógicas, em especial a dança e o teatro no contexto escolar,\r\n
      traçando neste objetivo, uma análise específica sobre a formação artística dos acadêmicos do curso de\r\n
      pedagogia do Campus de Ponta Porã. Pretende-se com isso, discutir a importância da formação\r\n
      cultural e artística dos professores que atuam na formação inicial das crianças, procurando\r\n
      problematizar se o curso de pedagogia proporciona uma formação profissional para que o pedagogo\r\n
      tenha condições de proporcionar às crianças acesso a variadas formas de linguagem (literária, artística,\r\n
      poética, científica, entre outras) e possam através desse contato formar cidadãos críticos capazes de\r\n
      usufruir de sua própria cultura. Considera-se que a formação do professor pedagogo proposta pelo\r\n
      curso citado, tenha enfoque na construção de uma identidade cultural e artística dos acadêmicos,\r\n
      contribuindo para entrelaçamentos entre o fazer artístico e o universo educacional, para a construção\r\n
      de uma proposta escolar que englobe os diversos eixos de conhecimentos enfatizando a arte como base\r\n
      de uma educação que valoriza a produção cultural humana para a formação de seus cidadãos. Nesse\r\n
      sentido, o estudo de caráter bibliográfico, aborda o contexto das práticas desenvolvidas durante a\r\n
      graduação e a análise do seu projeto pedagógico de curso, identificando as contribuições para o\r\n
      desenvolvimento da identidade docente dos acadêmicos e a valorização das culturas presentes na\r\n
      região. Um dos destaques do trabalho é a utilização da dança e do teatro como expressões artísticas\r\n
      que devem estar presentes no âmbito escolar e a relação desse aprendizado para com o ensino na\r\n
      educação infantil, em momentos de realização dos estágios supervisionados. Espera-se como\r\n
      resultado, identificar quais elementos são necessários para a formação profissional do pedagogo que\r\n
      pretende atuar utilizando esses elementos culturais como base de seu trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CRIANÇA, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1710_13092017184817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELA LIMA DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "MIRELA ABREU"
    "autor_email" => "mirelalimabreu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a presença das linguagens artísticas na formação inicial dos acadêmicos de pedagogia e identificar no trabalho do pedagogo a utilização de atividades artísticas em suas práticas pedagógicas, em especial a dança e o teatro no contexto escolar, traçando neste objetivo, uma análise específica sobre a formação artística dos acadêmicos do curso de pedagogia do Campus de Ponta Porã. Pretende-se com isso, discutir a importância da formação cultural e artística dos professores que atuam na formação inicial das crianças, procurando problematizar se o curso de pedagogia proporciona uma formação profissional para que o pedagogo tenha condições de proporcionar às crianças acesso a variadas formas de linguagem (literária, artística, poética, científica, entre outras) e possam através desse contato formar cidadãos críticos capazes de usufruir de sua própria cultura. Considera-se que a formação do professor pedagogo proposta pelo curso citado, tenha enfoque na construção de uma identidade cultural e artística dos acadêmicos, contribuindo para entrelaçamentos entre o fazer artístico e o universo educacional, para a construção de uma proposta escolar que englobe os diversos eixos de conhecimentos enfatizando a arte como base de uma educação que valoriza a produção cultural humana para a formação de seus cidadãos. Nesse sentido, o estudo de caráter bibliográfico, aborda o contexto das práticas desenvolvidas durante a graduação e a análise do seu projeto pedagógico de curso, identificando as contribuições para o desenvolvimento da identidade docente dos acadêmicos e a valorização das culturas presentes na região. Um dos destaques do trabalho é a utilização da dança e do teatro como expressões artísticas que devem estar presentes no âmbito escolar e a relação desse aprendizado para com o ensino na educação infantil, em momentos de realização dos estágios supervisionados. Espera-se como resultado, identificar quais elementos são necessários para a formação profissional do pedagogo que pretende atuar utilizando esses elementos culturais como base de seu trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.