, Tainádesousaoliveira. Análise do laboratório didático no parfor. Anais III JOIN / Edição Brasil... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49522>. Acesso em: 13/11/2024 04:09
ANÁLISE DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO PARFOR Tainá de Sousa Oliveira(1), Fabio Pessoa Alencar(2) Arão Nolêto de Carvalho Neto(3) 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão, tainaoliveiraif@outlook.com 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão, fabio.alencar@ifma.edu.br 3 Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão arao.neto@hotmail.com Resumo: Atualmente os estudos e pesquisas em torno do ensino de Física tem crescido bastante, pois cada vez mais se formam menos pessoas nos cursos de graduação, poucas pessoas se interessam pela área, no entanto mais pessoas deveriam gostar, por se tratar de uma ciência experimental onde o laboratório é o nosso próprio planeta ou até mesmo o Universo, pois tudo que estudamos no ambiente escolar podemos comprovar com fenômenos que a acontecem no nosso dia a dia e que muitas vezes passam desapercebidos aos nossos olhos, na maioria das vezes esse distanciamento ocorre por conta do excesso de formalismo matemático em sala de aula e o uso do tradicionalismo nos laboratórios, não estimulando o estudante associar os experimentos com acontecimentos que ocorrem no cotidiano. Este trabalho teve como objetivo analisar como estão sendo ministradas as disciplinas experimentais, no curso de Licenciatura em Física no PARFOR-Plano Nacional de Formação de Professores, do IFMA- Campus São João dos Patos, investigando o grau de satisfação dos alunos no que se refere ao laboratório didático. Foi utilizada uma abordagem metodológica de natureza qualitativa para a realização da pesquisa. Após a análise dos dados, foram propostas novas metodologias para serem adotadas no laboratório didático.