O presente artigo traz um recorte da dissertação A Valorização das Culturas Musicais Indígenas e a Formação de Professores para o Ensino da Música na Universidade Federal de Roraima, pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar a Cultura Musical Indígena aplicada no IFRR - CAM, e na formação de Professores do Curso de Música da Universidade Federal de Roraima. Neste recorte, a finalidade é mostrar a experiência com a Cultura musical indígena no CAM por meio de relatos de alunos indígenas que participam de atividades voltadas para a valorização indígena. O interesse do trabalho proposto não é só apenas relatar sobre a cultura musical indígena, mas sim, trabalhar esse tema como um conteúdo de aprendizagem que possa valorizar a cultura local. A diversidade cultural no ambiente escolar traz seus encantos e desencantos, pois a diferença causa conflitos, podendo ser religiosos, culturais étnicos ou sociais, para isso se faz necessário que professores tenham interesse e conhecimento no assunto. Trabalhos assim tem uma grande importância porque dentro das próprias comunidades indígenas de Roraima está perdendo muito essa valorização da cultura musical indígena, é muito comum irmos a um festejo em uma comunidade e ouvirmos a noite toda forró, e não presenciar o tipiti, tukui, parichara ou areruia (ou aleluia) que são as músicas e danças tradicionais dos povos indígenas desse estado, é importante mostrar para essas comunidades que essas músicas precisam ser valorizadas, pois ela está preste a ser extinta.