Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Para minimizar essas deficiências fez-se um planejamento pautado em uma intervenção com uma explanação teórica e prática no laboratório, aplicado na turma de nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, município de Campina Grande - PB. O objetivo foi utilizar a experimentação como recurso para a reformulação e construção dos conhecimentos gerais dos Polímeros associado ao contexto dos Alimentos. As atividades em questão, subdivididas em três momentos: problematização inicial, organização e aplicação dos conhecimentos, é um eixo central para ênfase na prática experimental que demonstra a utilização de alimentos – leite e limão – no contexto da reação química que origina produto com características poliméricas. Sabendo-se que no nono ano é onde os estudantes têm o seu primeiro contato com os conteúdos de química por isso as atividades aplicadas foram voltadas para os conteúdos de química principalmente no contexto geral dos Polímeros de maneira contextualizada e transversal. Os resultados demonstraram uma boa recepção pelas atividades práticas por parte dos estudantes, onde todos participaram ativamente, principalmente no laboratório. Foi perceptível também o interesse dos mesmos com os conteúdos ministrados na sala de aula.Existe uma séria de preocupações, por parte da área de Ensino de Ciências e, especialmente na área de Ensino de Química, com o processo ensino-aprendizagem cent" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Existe uma séria de preocupações, por parte da área de Ensino de Ciências e, especialmente na área de Ensino de Química, com o processo ensino-aprendizagem centralizado nas deficiências. Na tentativa de apontar uma melhora para tal problema, está sendo defendido, cada vez mais, o uso da experimentação no ensino, como metodologia facilitadora do processo de ensinar e aprender. Para minimizar essas deficiências fez-se um planejamento pautado em uma intervenção com uma explanação teórica e prática no laboratório, aplicado na turma de nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, município de Campina Grande - PB. O objetivo foi utilizar a experimentação como recurso para a reformulação e construção dos conhecimentos gerais dos Polímeros associado ao contexto dos Alimentos. As atividades em questão, subdivididas em três momentos: problematização inicial, organização e aplicação dos conhecimentos, é um eixo central para ênfase na prática experimental que demonstra a utilização de alimentos – leite e limão – no contexto da reação química que origina produto com características poliméricas. Sabendo-se que no nono ano é onde os estudantes têm o seu primeiro contato com os conteúdos de química por isso as atividades aplicadas foram voltadas para os conteúdos de química principalmente no contexto geral dos Polímeros de maneira contextualizada e transversal. Os resultados demonstraram uma boa recepção pelas atividades práticas por parte dos estudantes, onde todos participaram ativamente, principalmente no laboratório. Foi perceptível também o interesse dos mesmos com os conteúdos ministrados na sala de aula.

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