A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB- LITORAL NORTE SOBRE O SEMIÁRIDO BRASILEIRO
"2013-12-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4925 "edicao_id" => 16 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 267 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB- LITORAL NORTE SOBRE O SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => "O semiárido brasileiro ocupa uma parte considerável de terras, o que significa aproximadamente 900.000 Km2, cerca de 10% da área total do Brasil. Todos os estados do Nordeste são incluídos no contexto do semiárido, exceto o Maranhão, além do Norte de Minas Gerais, que fica na região Sudeste. O povo do semiárido sempre esteve à margem, tanto nos estados do Nordeste como no Norte de Minas, consolidando uma população sofrida e sem muitas perspectivas. Diante da realidade surgiu a iniciativa da criação de um curso pré-universitário da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que em sua concepção visa à inserção dos alunos de baixa renda ao ensino superior. Objetivou-se a partir deste trabalho entender e avaliar a percepção desses alunos a respeito do semiárido, além de fomentar a discussão dessa região em sala de aula quanto à sua potencialidade e fragilidade. Pode-se perceber que os alunos apresentam certa defasagem quando se trata da análise ambiental em geral e do clima semiárido. Entendendo que é um assunto extremamente importante e que também configura o entendimento a respeito do local em que vivem, é preciso fomentar a discussão ambiental em sala de aula, e trazer aos alunos a percepção de lugar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Preservação do meio ambiente no semiárido" "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, ALUNOS, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_11_2013_11_31_02_idinscrito_267_30925285cfee018cbac4367322bee1ea.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 12:49:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA LAYANA PAIVA" "autor_nome_curto" => "LAYANA" "autor_email" => "debora_layana@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-wiasb" "edicao_nome" => "Anais I WIASB" "edicao_evento" => "Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/wiasb/2013" "edicao_logo" => "5e4d9503c2e52_19022020170523.png" "edicao_capa" => "5f18810d84a3f_22072020151021.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-12-10 23:00:00" "publicacao_id" => 14 "publicacao_nome" => "Revista WIASB" "publicacao_codigo" => "2319-0248" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4925 "edicao_id" => 16 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 267 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB- LITORAL NORTE SOBRE O SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => "O semiárido brasileiro ocupa uma parte considerável de terras, o que significa aproximadamente 900.000 Km2, cerca de 10% da área total do Brasil. Todos os estados do Nordeste são incluídos no contexto do semiárido, exceto o Maranhão, além do Norte de Minas Gerais, que fica na região Sudeste. O povo do semiárido sempre esteve à margem, tanto nos estados do Nordeste como no Norte de Minas, consolidando uma população sofrida e sem muitas perspectivas. Diante da realidade surgiu a iniciativa da criação de um curso pré-universitário da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que em sua concepção visa à inserção dos alunos de baixa renda ao ensino superior. Objetivou-se a partir deste trabalho entender e avaliar a percepção desses alunos a respeito do semiárido, além de fomentar a discussão dessa região em sala de aula quanto à sua potencialidade e fragilidade. Pode-se perceber que os alunos apresentam certa defasagem quando se trata da análise ambiental em geral e do clima semiárido. Entendendo que é um assunto extremamente importante e que também configura o entendimento a respeito do local em que vivem, é preciso fomentar a discussão ambiental em sala de aula, e trazer aos alunos a percepção de lugar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Preservação do meio ambiente no semiárido" "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, ALUNOS, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_11_2013_11_31_02_idinscrito_267_30925285cfee018cbac4367322bee1ea.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 12:49:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA LAYANA PAIVA" "autor_nome_curto" => "LAYANA" "autor_email" => "debora_layana@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-wiasb" "edicao_nome" => "Anais I WIASB" "edicao_evento" => "Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/wiasb/2013" "edicao_logo" => "5e4d9503c2e52_19022020170523.png" "edicao_capa" => "5f18810d84a3f_22072020151021.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-12-10 23:00:00" "publicacao_id" => 14 "publicacao_nome" => "Revista WIASB" "publicacao_codigo" => "2319-0248" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }