A utilização de recursos tecnológicos na sala de aula vem ganhando cada vez mais notoriedade no meio educacional, difundida por uma vasta literatura de livros, artigos, monografias, dissertações e teses. O objetivo comum de pesquisar é investigar o impacto das TICs, propor atividades mediada por pelas mais diferentes tecnologias. Nesse contexto de construção de possibilidades, o presente artigo apresentar uma proposta de estudo e ensino de cone a partir do emprego do software GeoGebra, a partir da utilização das suas janelas de visualização 2D e 3D. Ainda, o nível de desenvolvimento dos conteúdos abordados nessa proposta é direcionado para alunos da 2ª série do ensino médio, onde o estudo de geometria espacial acontece. Assim, propõe-se uma atividade que busca construir a ideia de cone, de forma mais dinâmica, utilizando das ferramentas e janelas de visualização do GeoGebra. A partir da utilização do programa são descritos passos que possibilitaram construir, visualizar e identificar os elementos de um cone, discussão para apresentar os modelos matemáticos para o cálculo de área lateral, área da base e área total, além do cálculo de volume. Dessa forma, espera-se que está proposta possa estimular professores e alunos no estudo da geometria com auxílio do GeoGebra, de modo a tornar o ensino na sala de aula mais dinâmico e interessante para o aluno.