Esta pesquisa é parte da dissertação de mestrado sobre violência escolar pela Universidad del Salvador em Buenos Aires - Argentina. O conceito da não criminalização da pobreza e os fatores exógenos da violência guiam esse estudo. Nosso objetivo geral aqui é discorrer sobre o que propõem as programas e projetos de governo cujo público-alvo é a comunidade escolar em situação de violência. Os nossos objetivos específicos são: mostrar como a Patrulha Escolar no Estado de Pernambuco atua junto com a comunidade; apontar de que forma o Projeto Mediação Escolar desenvolve suas atividades na escola; e mostrar as percepções dos envolvidos no Programa Mais Educação e Segundo Tempo. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo, e de natureza qualitativa realizado através de análise bibliográfica e documental, de entrevista semiestruturada e análise de rede social. Vislumbrou-se que o Projeto Mediação Escolar traz uma proposta inovadora na gestão de conflitos que direciona suas ações para a convivência pacífica e respeito mútuo entre os atores envolvidos no processo educativo. Também observamos que, os programas federais que visam incrementar a educação dos jovens com práticas de esportes e outras atividades extraclasses se mostraram eficientes e importantes no desenvolvimento da cultura da paz na escola. Concluímos que esses projetos e programas são imprescindíveis para o enfrentamento do fenômeno violência escolar, assim como é importante que haja envolvimento da comunidade escolar com as atividades realizadas e que se desenvolvam atos de conscientização de toda comunidade escolar sobre o fenômeno.