RESUMO: O presente artigo teve como objetivo entender se o Programa Novo Mais Educação apresenta, e quais seriam, as melhorias na realidade da Escola Municipal Maria do Socorro Rodrigues da Silva em Altinho-PE. Inicialmente foi desenvolvido um percurso teórico-metodológico, que tonou possível o entendimento sobre o processo de integração, afirmação e modificação do Programa no contexto nacional. Os bases e teóricos utilizados para fundamentação da pesquisa foram, principalmente: Arendt (2006), Azzevedo (1997), Bobbio (1992), Brasil (2016) e Hofling (2001). A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa e do tipo etnográfica, onde os dados foram coletados través da realização de entrevistas e da observação em campo. Conclui-se que o Programa tem atendido minimamente o seu objetivo de melhoria educacional por encontra-se numa realidade de apatia política onde a comunidade não reconhece e não valoriza as atividades do programa, outro fator é que os monitores em função não apresentam capacitação para conduzir as turmas, e as melhorias relacionadas ao PNME são apenas relacionadas ao comportamento e aquisição de atividades lúdicas para a escola.