A educação ambiental é obrigatória por lei em todos os níveis e modalidades de ensino, é dever portanto, da comunidade escolar – professores, estudantes, funcionários, pais e amigos – a se tornarem educadores e educadoras ambientais com uma leitura crítica da realidade, uma leitura da palavra-mundo conforme Paulo Freire (BRASIL, 2007). Por isso o Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos: Ensino e Formação de Professores, na qual se insere a presente proposta de trabalho objetiva promover pesquisas, ações afirmativas e debates acerca do tema. Segundo a Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental os princípios e objetivos da Educação Ambiental na escola se coadunam com os princípios gerais da Educação contidos na Lei 9.394, de 20/12/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases) que, em seu artigo 32, assevera que o ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante: (...) II – a compreensão do ambiental natural e social do sistema político, da tecnologia das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. Todavia a temática Educação Ambiental ainda é um desafio para as comunidades escolares de modo geral e para as escolas de Guarabira/Pb em particular. Nosso objetivo é analisar as Normas, Legislações, Documentos, conforme exigência legal da adoção da Educação Ambiental no âmbito escolar. Realizar levantamento junto às escolas objeto da pesquisa as ações pedagógicas e projetos desenvolvidos pelos professores no âmbito da escola sobre educação ambiental. Conhecimento da realidade escolar e da prática e ensino da Educação Ambiental no âmbito da sala de aula.