Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUSSÃO E CONTRIBUIÇÃO ACERCA DA PRÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE GUARABIRA-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LIXO ELETRÔNICO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A educação ambiental é obrigatória por lei em todos os níveis e modalidades de ensino, é dever portanto, da comunidade escolar – professores, estudantes, funcionários, pais e amigos – a se tornarem educadores e educadoras ambientais com uma leitura crítica da realidade, uma leitura da palavra-mundo conforme Paulo Freire (BRASIL, 2007). Por isso o Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos: Ensino e Formação de Professores, na qual se insere a presente proposta de trabalho objetiva promover pesquisas, ações afirmativas e debates acerca do tema. Segundo a Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental os princípios e objetivos da Educação Ambiental na escola se coadunam com os princípios gerais da Educação contidos na Lei 9.394, de 20/12/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases) que, em seu artigo 32, assevera que o ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante: (...) II – a compreensão do ambiental natural e social do sistema político, da tecnologia das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. Todavia a temática Educação Ambiental ainda é um desafio para as comunidades escolares de modo geral e para as escolas de Guarabira/Pb em particular. Nosso objetivo é analisar as Normas, Legislações, Documentos, conforme exigência legal da adoção da Educação Ambiental no âmbito escolar. Realizar levantamento junto às escolas objeto da pesquisa as ações pedagógicas e projetos desenvolvidos pelos professores no âmbito da escola sobre educação ambiental. Conhecimento da realidade escolar e da prática e ensino da Educação Ambiental no âmbito da sala de aula.

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