Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO ANIMAL: DESENVOLVENDO UM NOVO OLHAR PARA OS ANIMAIS QUE CAUSAM MEDO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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O extermínio e a predação do ser humano para com a natureza, deriva do fato do mesmo não saber a importância da natureza para sua própria vida, tornando-se o seu maior predador. A ideia de ver esses animais como perigosos, nojentos e ameaçadores tem dificultado a manutenção de relações saudáveis entre os seres humanos e os animais. Nessa direção, pretendemos estabelecer um diálogo que exponha as consequências dessa forma não harmoniosa entre esses seres acima elencados. A escola é uma instituição social que tanto vale para perseverar um pensamento quanto para desestabilizá-lo, é possível que nela seja usada formas de trabalho pelos professores que ensinam Ciências para trabalhar essa problemática construindo uma nova percepção ambiental. Este trabalho teve como objetivo incentivar alunos do 8°ano do ensino fundamental II de uma escola estadual em Nova Floresta-PB a identificar através de aplicação de questionários, quais animais causam fobia ou aversão a eles próprios e aos demais colegas. E por meio do conteúdo programado de Ciências e atividades programadas sobre a importância da preservação da Biodiversidade, desenvolver um novo olhar para os animais que foram citados.A maioria das pessoas ao se depararem com determinados animais como insetos ou cobras, por exemplo, age de forma rápida e semelhante: erguem um chinelo para rap" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. 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Este trabalho teve como objetivo incentivar alunos do 8°ano do ensino fundamental II de uma escola estadual em Nova Floresta-PB a identificar através de aplicação de questionários, quais animais causam fobia ou aversão a eles próprios e aos demais colegas. E por meio do conteúdo programado de Ciências e atividades programadas sobre a importância da preservação da Biodiversidade, desenvolver um novo olhar para os animais que foram citados.A maioria das pessoas ao se depararem com determinados animais como insetos ou cobras, por exemplo, age de forma rápida e semelhante: erguem um chinelo para rap" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A maioria das pessoas ao se depararem com determinados animais como insetos ou cobras, por exemplo, age de forma rápida e semelhante: erguem um chinelo para rapidamente matá-lo ou foge. Isso acontece antes mesmo de tal animal oferecer algum perigo ou ameaça, sem nenhuma reflexão a respeito do que está fazendo e por que está fazendo. O extermínio e a predação do ser humano para com a natureza, deriva do fato do mesmo não saber a importância da natureza para sua própria vida, tornando-se o seu maior predador. A ideia de ver esses animais como perigosos, nojentos e ameaçadores tem dificultado a manutenção de relações saudáveis entre os seres humanos e os animais. Nessa direção, pretendemos estabelecer um diálogo que exponha as consequências dessa forma não harmoniosa entre esses seres acima elencados. A escola é uma instituição social que tanto vale para perseverar um pensamento quanto para desestabilizá-lo, é possível que nela seja usada formas de trabalho pelos professores que ensinam Ciências para trabalhar essa problemática construindo uma nova percepção ambiental. Este trabalho teve como objetivo incentivar alunos do 8°ano do ensino fundamental II de uma escola estadual em Nova Floresta-PB a identificar através de aplicação de questionários, quais animais causam fobia ou aversão a eles próprios e aos demais colegas. E por meio do conteúdo programado de Ciências e atividades programadas sobre a importância da preservação da Biodiversidade, desenvolver um novo olhar para os animais que foram citados.

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